|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
reportagem de capa
Aula ganha continuidade on-line
Por meio de blogs, sites e listas de discussão, professores dão extensão ao que é ensinado nos colégios
DA REPORTAGEM LOCAL
Se o uso de equipamentos digitais e interativos já é realidade em escolas particulares de
São Paulo, a articulação entre
professores e alunos dá seus
primeiros passos.
Usando ferramentas sociais,
como blogs e listas de discussão, os times tentam aprender a
mesma lição: como usar a internet para dar continuidade
ao assunto abordado na escola
e estimular trocas e discussões.
No blog da Escola Dinah
(dinahbrotas.blogspot.com),
feito por alunos e professores
de Brotas (245 km a noroeste
de SP), há trechos de aulas, dicas de atividades extras e textos sobre fatos históricos.
A idéia foi do professor de artes Paulo César Antonini de
Souza. "No começo, eu coletava
o material com os professores.
Depois, eles e os alunos começaram a trabalhar também",
diz. Por meio de um cronograma, textos e fotos de diferentes
disciplinas são postados em
dias específicos.
A professora Fátima Franco
mantém dois blogs educativos,
o Internet na Educação (internetnaeducacao.blogspot.com) e o Leitura e Escrita na
Escola (leituraescola.blogspot.com), onde apresenta informações, metodologias e
sugestões de atividades. "É um
espaço para estar mais próxima de professores que estão
começando a usar recursos da
informática na educação", diz.
Ela mantém, ainda, uma lista
de discussão (br.groups.yahoo.com/group/blogs_educativos), na qual cerca de
400 professores de todo o Brasil trocam experiências.
"Professores podem usar a
rede digital para se comunicar
com outros professores. Quanto mais troca, mais espaço eles
construírem entre si -no Orkut, no MySpace- melhor vão
enfrentar o desafio", diz Gilson
Schwartz, da Cidade do Conhecimento (cidade.usp.br).
(DA)
Texto Anterior: Produtos Próximo Texto: Instituições migram para o Second Life Índice
|