São Paulo, quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

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reportagem de capa

Aula ganha continuidade on-line

Por meio de blogs, sites e listas de discussão, professores dão extensão ao que é ensinado nos colégios

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o uso de equipamentos digitais e interativos já é realidade em escolas particulares de São Paulo, a articulação entre professores e alunos dá seus primeiros passos.
Usando ferramentas sociais, como blogs e listas de discussão, os times tentam aprender a mesma lição: como usar a internet para dar continuidade ao assunto abordado na escola e estimular trocas e discussões.
No blog da Escola Dinah (dinahbrotas.blogspot.com), feito por alunos e professores de Brotas (245 km a noroeste de SP), há trechos de aulas, dicas de atividades extras e textos sobre fatos históricos.
A idéia foi do professor de artes Paulo César Antonini de Souza. "No começo, eu coletava o material com os professores. Depois, eles e os alunos começaram a trabalhar também", diz. Por meio de um cronograma, textos e fotos de diferentes disciplinas são postados em dias específicos.
A professora Fátima Franco mantém dois blogs educativos, o Internet na Educação (internetnaeducacao.blogspot.com) e o Leitura e Escrita na Escola (leituraescola.blogspot.com), onde apresenta informações, metodologias e sugestões de atividades. "É um espaço para estar mais próxima de professores que estão começando a usar recursos da informática na educação", diz.
Ela mantém, ainda, uma lista de discussão (br.groups.yahoo.com/group/blogs_educativos), na qual cerca de 400 professores de todo o Brasil trocam experiências.
"Professores podem usar a rede digital para se comunicar com outros professores. Quanto mais troca, mais espaço eles construírem entre si -no Orkut, no MySpace- melhor vão enfrentar o desafio", diz Gilson Schwartz, da Cidade do Conhecimento (cidade.usp.br). (DA)


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