São Paulo, quarta-feira, 30 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Softwares ajudam a controlar tempo da navegação e do MSN das crianças

DA REPORTAGEM LOCAL

Existem softwares que podem ajudar os pais a monitorar a navegação dos filhos. Todos os especialistas consultados pela Folha consideram que eles não podem substituir a instrução pelo diálogo, já que é fácil acessar a internet de outros lugares.
De qualquer forma, programas como o Crawler Parental ajudam os pais a controlar o tempo on-line dos filhos, por exemplo.
Gratuito (www.crawlerparental.com), o software tem filtro de conteúdo -é possível determinar o tempo de uso do computador e da rede por usuário.
Já o Chat Controller (www.zemericks.com/ products/chatcontroller/index.asp) possui ferramentas para limitar o uso de mensageiros instântaneos populares, como o MSN e o GTalk.
Grandes produtoras de antivírus, como McAfee, Kaspersky e Symantec, também possuem recursos de ajuda aos pais. Normalmente, esse tipo de aplicação é identificado como "Parental Control".
Tais controles, como filtro de conteúdo e de websites, podem ser úteis se configurados adequadamente -eventualmente, porém, sites criminosos poderão ser acessados ou páginas legítimas, bloqueadas.

Orientação
No site www.wcf.org.br, do Instituto Childhood Brasil, existe material de apoio às famílias em português.
Em inglês, o www.whattheyplay.com discute questões relacionadas a videogames -normalmente, de domínio só das crianças-, como violência e nudez, e dá dicas para os pais conversarem com os filhos sobre o tema. (GVB)


Texto Anterior: Redes sociais utilizam tecnologia para tentar combater criminosos
Próximo Texto: Criminosos possuem códigos próprios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.