São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2007

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Opinião dada por internautas ajuda empresas a melhorar seus produtos

DA REPORTAGEM LOCAL

Hoje, grandes empresas não lançam nada sem realizar pesquisas de mercado e "focus groups", em que pessoas comuns falam o que acharam do produto.
Mas a internet pode, em muitos casos, exercer esse papel de tubo de ensaio. Muitas companhias de software, por exemplo, lançam seus programas em versão beta, para que eles sejam testados pelos usuários.
Em troca, os internautas que usam o programa oferecem retornos à empresa sobre o que precisa ser alterado e melhorado antes do lançamento oficial.
O Windows Vista, por exemplo, marcou a primeira vez em que a Microsoft ofereceu versões beta de seu famoso sistema.
As versões de teste do Vista foram baixadas por cerca de 70 mil brasileiros. A versão final do sistema incorporou muitas sugestões feitas pelos testadores voluntários de todo o mundo.
O sistema de testes beta, tradicional no mundo do software de código aberto, agrada também aos usuários porque faz com que o produto final chegue a eles mais "polido" e próximo do que eles desejam.
Ouvido aberto
No caso de fabricantes de hardware, que não dispõem do recurso dos teste beta, muitas vezes são lançadas versões aperfeiçoadas de produtos depois do retorno dado por usuários.
Esse foi o caso do UMPC (PC ultraportátil) Q1, da Samsung. A primeira versão do aparelho, mostrada no início de 2006, não tinha teclado.
O fato passou a ser a principal reclamação dos blogueiros especializados e de seus leitores.
Um ano depois, a Samsung mostrou uma nova versão do aparelho, o Q1 Ultra, com um teclado completo dividido em dois, além de bateria de maior duração e de um corpo mais fino.
A própria empresa disse, à época do lançamento da versão Ultra, que contou com a participação dos consumidores para aperfeiçoar o aparelho.
Outras empresas não dizem claramente que foram influenciadas pelos consumidores, mas têm o costume de lançar versões melhoradas de seus sucessos de vendas de tempos em tempos.
A Nintendo tem tradição em lançar seus produtos em novas cores e com pequenas mudanças alguns anos depois do original.
O console portátil Nintendo DS é um exemplo. A primeira versão, de novembro de 2004, inovou com as duas telas, uma das quais é sensível ao toque. O aparelho foi lançado nas cores preta, prata e azul.
Em junho de 2006, foi lançado o DS Lite, mais fino e leve que o original e com uma tela mais brilhante.
Mesmo produtos que ainda não foram lançados já são alvo das críticas e dos palpites dos internautas.
O iPhone, o aguardado misto de celular e toca-MP3 da Apple, chega às lojas só em junho. Mas, desde que foi anunciado, os consumidores norte-americanos já reclamam que ele não conta com internet rápida 3G.
E nem todos se convenceram de que teclar na tela sensível é a melhor opção; alguns preferem um miniteclado físico.
(PL)


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