São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal direto com clientela pode ser blog ou chat on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

Além das empresas que são influenciadas pela repercussão de seus produtos em blogs e fóruns, há aquelas que levam a coisa um passo além e abrem canais diretos para ouvir os consumidores.
A Dell chamou a atenção recentemente com o blog Idea- Storm, em que os usuários contribuem com idéias e sugestões para os produtos da marca.
Os posts são promovidos e demovidos em um esquema semelhante ao do Digg, o que tem a vantagem de mostrar aos usuários e à própria empresa quais são as mudanças que mais gente quer ver implementadas.
Criado em fevereiro, o blog já rendeu mais de 5.000 idéias para a Dell. Algumas das sugestões, como oferecer Linux como opção de sistema operacional e vender notebooks que usam memória flash como disco rígido, já foram implementadas.
Gigante
A Microsoft também criou um canal para ouvir desenvolvedores e consumidores, além de mostrar entrevistas mais soltas com os seus funcionários.
No site Channel 9, estão disponíveis vídeos, fotos e podcasts que podem ser comentados pelos visitantes. Apesar do conteúdo mais técnico, o site atrai consumidores também.
Chat
Uma outra forma de as empresas, principalmente as lojas on-line, ouvirem as dúvidas e queixas de seus clientes é pelo atendimento via chat.
Lojas on-line como Submarino e Magazine Luiza contam com o recurso. Com a atendente virtual, pode-se tirar dúvidas sobre os produtos e sobre as compras sem ter de pegar o telefone.
Mas a experiência pode ser um pouco frustrante. No caso das duas lojas, a Folha tentou tirar dúvidas, mas não conseguiu na primeira tentativa, porque a conexão com o chat caía.
Nos Estados Unidos, muitas empresas adotam o atendimento via chat. Os consumidores reclamam, porém, que muitas vezes os atendentes são robôs -e não pessoas de verdade-, que só repetem informações que já estão no site da empresa.
(PL)


Texto Anterior: Influência de internautas deve crescer
Próximo Texto: Brasil tem boa estrutura, mas mal distribuída
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.