São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esquadrão on line prende 150 pedófilos

free-lance para a Folha

O investigador James McLaughlin é um dos membros do Regional Task Force on Internet Crimes Against Children for Northern New England, uma divisão policial que combate a exploração de crianças na rede mundial. Em entrevista por e-mail, McLaughlin revela que o trabalho da unidade já resultou em 150 prisões.

Pergunta - Qual o objetivo da Regional Task Force on Internet Crimes Against Children for Northern New England?
James McLaughlin -
Caçar pessoas que exploram sexualmente crianças para prostituição ou pornografia infantil.

Pergunta - Como são feitas as investigações?
McLaughlin -
Nós entramos em sites para procurar pelos delinquentes. Esses sites são locais cujos nomes podem indicar atividades ilegais ou que são revelados por pedófilos presos. Fingimos ser outra pessoa envolvida neste tipo de atividade ou nos passamos por uma criança que vai até lá. Assim que é constatada a atividade ilegal, tentamos identificar o computador utilizado e alertamos as autoridades do local. O caso é apresentado a um promotor público.

Pergunta - Com a ajuda da Internet, quantos pedófilos já foram identificados?
McLaughlin -
Até hoje, nós prendemos 150. Sem contar os que moram em outros países.

Pergunta - Vocês têm outras estatísticas sobre o assunto?
McLaughlin -
Nós temos apenas o perfil das pessoas que são presas. A maioria tem entre 20 e 30 anos e carreiras de sucesso. Metade convive com crianças. Cerca de 10% já estiveram envolvidos no passado em crimes sexuais contra crianças.


Texto Anterior: Policial brasileiro investiga cibercrime
Próximo Texto: Norma facilitará investigação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.