São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVALIAÇÃO

Leveza é aliada de portátil

ROSANE MINGHIM
especial para a Folha

O ThinkPad 570 é um modelo de uma linha de computadores da IBM que compete na área de notebooks ultrafinos, em alta demanda hoje em dia.
Ele se caracteriza pela impressionante compactação, mantendo a capacidade de expansão esperada de um computador atual e de um notebook. Com dimensões bastante reduzidas, ele tem a aparência de uma pasta pequena.
A facilidade de transporte é o ponto mais forte, aliada à grande capacidade do processador Pentium II. Carregá-lo não é mais difícil do que carregar um livro.
Vale a pena observar que, apesar de compactar todas as portas de saída e entrada necessárias em um espaço mínimo (leia quadro ao lado) -o que não acontece com outros notebooks-, ele não possui CD-ROM embutido, e o acionador de disquetes também é externo. Isso colabora para a redução das dimensões e do peso.

Leitor de CD dispensável
Na maioria das vezes, o uso do notebook em trânsito não tem necessidade de CD-ROM. Mesmo o acionador de disquetes pode ser dispensado em muitos casos.
Já em situações estáticas, usuários que tendem a instalar os próprios softwares, além daqueles que já vêm com o notebook, ou gostam de usar características multimídia com necessidade de DVD ou CDs, precisam comprar um dispositivo externo de leitura. Outra opção é a interessante UltraBase, que aumenta ainda mais a capacidade de expansão do ThinkPad 570.
A linha da qual o ThinkPad 570 faz parte possui uma série de computadores portáteis com configurações variadas (e, consequentemente, preços variados) para atender a necessidades diferentes.

Informações técnicas
A documentação escrita é boa para o usuário, com manual de referência, folheto de configuração e guia introdutório do "Windows 98", todos em português. Além disso, possui um manual de usuário e um programa de configuração on line, facilitando a operação.
Informações um pouco mais técnicas, entretanto, que informem as características específicas dos dispositivos instalados, são mais difíceis de encontrar.
O teclado é bastante confortável, ponto importante para um notebook. Existem funções que expandem a utilização do teclado, como a transformação dele num teclado numérico, ou as funções para informação da bateria e economia de energia, além de vários outros recursos operacionais.
O mecanismo do mouse é o Trackpoint (uma pequena haste no meio do teclado). Embora no passado esse tipo de mouse fosse de difícil manipulação, atualmente eles se tornaram bem mais sensíveis ao toque e à manipulação do usuário.
Em especial, o Trackpoint do ThinkPad respondeu muito bem aos testes, com adaptação rápida. Ele possui, além da haste para apontar, três botões localizados abaixo da barra de espaço.
Com essa configuração, é possível (depois de alguma prática) manipular tanto o movimento do cursor quanto o clique dos botões sem tirar as mãos da posição de digitação. Adicionalmente, é possível configurar o Trackpoint para que a haste aceite comando de seleção.
O vídeo tem um ótimo tamanho para aplicativos e é de boa qualidade, assim como suas características gráficas.


Texto Anterior: Julgamento: Testemunho a favor da Microsoft foi pago
Próximo Texto: Preço alto exige investimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.