São Paulo, Quarta-feira, 30 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço alto exige investimento

especial para a Folha

Depois de comprar o notebook, tudo o que o proprietário deve fazer para começar a utilizá-lo é encaixar a bateria (e a fonte, se for o caso), o que é feito facilmente no ThinkPad 570. Na primeira vez em que o usuário ligar o computador, deve completar a configuração do sistema operacional para personalizá-la para a sua aplicação.
Um destaque do ThinkPad 570 é a expansão das suas características com a utilização da UltraBase. Uma base é encaixada na parte de baixo do ThinkPad, de forma a adicionar alguns recursos.
A base tem um compartimento para encaixe opcional de uma unidade de disquete ou uma segunda bateria, e um segundo compartimento para encaixar opcionalmente CD-ROM (ou DVD), disco rígido secundário ou outro dispositivo de armazenamento externo.
Com esse opcional, o computador funciona com dupla finalidade: o uso estático no local de trabalho e o uso em movimento.
Nenhum opcional acompanhou a unidade de teste. Portanto, não foi possível testar a facilidade de manipulação da base.
O notebook é uma máquina muito completa e conveniente para aplicações onde se deseja utilizar a máquina in loco e em viagens. Entretanto, com o preço entre R$ 10 mil e R$ 13 mil (da configuração de teste), comprar um ThinkPad é praticamente um investimento.


Rosane Minghim é PhD em computação pela University of East Anglia, Inglaterra. É professorano ICMC-USP. Atua nas áreas de computação gráfica, visualização e multimídia.


Texto Anterior: Avaliação - Rosane Minghim: Leveza é aliada de portátil
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Dicas para poder usar o disco rígido
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.