São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Cresce oferta de venda de músicas on-line
FERNANDO BADÔ FREE-LANCE PARA A FOLHA O internauta que opta por adquirir músicas legalmente na internet tem uma nova opção. É o site BuyMusic (www.buymusic.com), que entrou no ar na semana passada seguindo a mesma linha que fez do iTunes ( www.apple.com/itunes) um sucesso. Para adquirir uma música, o usuário do BuyMusic terá de desembolsar US$ 0,79. Um álbum completo sai por US$ 7,95. No iTunes, cada faixa custa US$ 0,99. Com um acervo de aproximadamente 300 mil músicas -cerca de 100 mil a mais do que o concorrente- de artistas de cinco gravadoras diferentes, o BuyMusic chegou ao mercado se auto-intitulando "a maior loja virtual de músicas do mundo". Antes de baixar os arquivos do BuyMusic, o internauta precisa se cadastrar e instalar no PC o Windows Media Player 9.0 (o próprio site fornece o atalho para o down- load gratuito). O sistema não suporta o programa da Apple. A disputa deve se acirrar ainda mais: a Roxio, proprietária do Napster (www.napster.com), promete reabrir o site antes do Natal, com um portifólio de 500 mil músicas. Por enquanto, concorrentes menores tentam abocanhar um pedaço do mercado. Um deles é o Rhapsody (www.listen.com), que usa o sistema de assinatura mensal (US$ 9,95) e conta com cerca de 25 mil músicas. O espanhol WebListen (www.weblisten.com), com músicas da Espanha, Holanda e Alemanha, tem planos que chegam a custar 29 por mês. Também europeu, o www.easymusicdownload.com cobra 21 pela assinatura de um ano. Também vale destacar o site mp3universityuk.co.uk, que cobra US$ 0,99 por mês pelo direito de baixar arquivos. Mas há opções gratuitas, boas e que respeitam a lei. É o caso do árabe Mazika (www.mazika.com), cujo repertório é formado por músicas de artistas árabes. O MP3.Com (www.mp3.com) ainda fornece algumas músicas gratuitamente. Texto Anterior: Brasil fecha o cerco à cópia de canções Próximo Texto: Sites brasileiros adotam sistema de sucesso Índice |
|