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São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 2003

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Cresce oferta de venda de músicas on-line

Timothy A. Clary/France Presse
Anúncio com o roqueiro Tommy Lee promove o site BuyMusic


FERNANDO BADÔ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O internauta que opta por adquirir músicas legalmente na internet tem uma nova opção. É o site BuyMusic (www.buymusic.com), que entrou no ar na semana passada seguindo a mesma linha que fez do iTunes ( www.apple.com/itunes) um sucesso.
Para adquirir uma música, o usuário do BuyMusic terá de desembolsar US$ 0,79. Um álbum completo sai por US$ 7,95. No iTunes, cada faixa custa US$ 0,99.
Com um acervo de aproximadamente 300 mil músicas -cerca de 100 mil a mais do que o concorrente- de artistas de cinco gravadoras diferentes, o BuyMusic chegou ao mercado se auto-intitulando "a maior loja virtual de músicas do mundo".
Antes de baixar os arquivos do BuyMusic, o internauta precisa se cadastrar e instalar no PC o Windows Media Player 9.0 (o próprio site fornece o atalho para o down- load gratuito). O sistema não suporta o programa da Apple.
A disputa deve se acirrar ainda mais: a Roxio, proprietária do Napster (www.napster.com), promete reabrir o site antes do Natal, com um portifólio de 500 mil músicas.
Por enquanto, concorrentes menores tentam abocanhar um pedaço do mercado. Um deles é o Rhapsody (www.listen.com), que usa o sistema de assinatura mensal (US$ 9,95) e conta com cerca de 25 mil músicas.
O espanhol WebListen (www.weblisten.com), com músicas da Espanha, Holanda e Alemanha, tem planos que chegam a custar 29 por mês.
Também europeu, o www.easymusicdownload.com cobra 21 pela assinatura de um ano.
Também vale destacar o site mp3universityuk.co.uk, que cobra US$ 0,99 por mês pelo direito de baixar arquivos.
Mas há opções gratuitas, boas e que respeitam a lei. É o caso do árabe Mazika (www.mazika.com), cujo repertório é formado por músicas de artistas árabes.
O MP3.Com (www.mp3.com) ainda fornece algumas músicas gratuitamente.


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