São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reportagem de capa

Conteúdo exclusivo alavanca audiência

MOTOR DE ARRANQUE Picos de visitação e reconhecimento obtido pelos autores de blogs é resultado do ineditismo de seus conteúdos e da divulgação de terceiros; aparições em veículos tradicionais de mídia ajudam a tornar o site mais conhecido

DA REPORTAGEM LOCAL

Se o motor de um blog é seu conteúdo, a arrancada acontece quando suas publicações chamam a atenção pelo ineditismo. Foi no que apostou o carioca Antônio Tabet, autor do humorístico Kibe Loco (kibeloco.blogspot.com).
Na tentativa de dar utilidade a uma fantasia de Homem-Aranha que alugara, Tabet vestiu o uniforme do super-herói e saiu pelas ruas protagonizando situações bastante incomuns, como um passeio em um canteiro de obras ou uma carona em um caminhão de lixo.
"Publiquei as fotos no blog com uma entrevista fictícia. Foi o boom", relembra o autor, que viu sua página bombar no final de 2003.
O sucesso do blog acabou originando um quadro homônimo no programa "Caldeirão do Huck", da Globo. No site de compartilhamento de vídeos YouTube (www.youtube.com), suas produções formam o canal brasileiro mais assistido e, no ranking mundial, ocupa o quarto lugar.
Já as mães blogueiras Juliana Sampaio e Laura Guimarães (mothern.blogspot.com) vêem a audiência alavancar a cada aparição na mídia. A dupla lançou o livro "Mothern - Manual da Mãe Moderna", inspirou série de TV do GNT e mantém coluna na revista "TPM". A página tem 1.500 visitas diárias. "O blog é fruto da nossa vontade de refletir sobre a maternidade com indignação e humor. Os convites nos surpreenderam pela despretensão com que lidávamos com isso", conta Juliana.
Ser indicado ao prêmio iBest de melhor blog foi o que inflou a página de Alexandre Inagaki, autor de Pensar Enlouquece, Pense Nisso (www.pensarenlouquece.com). Ele tem 400 internautas cadastrados para receber avisos de atualização por e-mail, além de 220 que assinam o RSS. Apesar do sucesso, Inagaki diz não ganhar dinheiro com o blog: sua parceria com uma loja on-line, por exemplo, não rende mais do que R$ 100 por bimestre. (MB)


Texto Anterior: Terça
Próximo Texto: Rumo ao estrelato
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.