São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUMO AO ESTRELATO

Atualize seu blog sempre. A freqüência escolhida deve ser baseada no tipo de assunto abordado: política requer uma atualização bem mais assídua do que culinária, por exemplo.

A publicação de fotos, de músicas e de vídeos ajudam a chamar atenção para a página. Sites hospedeiros de arquivos multimídia facilitam a tarefa e a exploração desses recursos.

Divulgue seu blog entre as pessoas mais próximas, como amigos e familiares. A propaganda boca a boca é essencial para alcançar o estrelato virtual. Links que conduzam à sua página também ajudam bastante, assim como recomendações de blogueiros com audiências já estabelecidas.

Se você tem um perfil em uma rede social, como o Orkut, ou se utiliza um programa comunicador com freqüência, também pode usá-los como meio de propagandear a sua página, divulgando o endereço.

Use e abuse de sistemas de etiquetas (tags) para alavancar audiência. Associe seus textos e arquivos publicados a palavras-chave que ajudem outros internautas a chegar até eles.

Se suas pretensões forem amplas, internacionalize seu blog escrevendo em inglês, mais universal, ou em um idioma condizente com os seus interesses. Outra possibilidade é manter um blog bilíngüe, com posts traduzidos.

Indique os posts mais relevantes aos sites que divulgam as novidades mais bacanas publicadas na rede. A recomendação em uma página como Digg.com, Del.icio.us ou Boing.net pode render centenas ou até milhares de cliques.

Visite rankings de popularidade para descobrir do que tratam os blogs mais visitados. Inspire-se neles para criar a sua própria receita de sucesso.

Ofereça a seus leitores maneiras alternativas de receberem as últimas atualizações do seu blog, seja por e-mails (newsletters) ou enviando novidades por programas RSS.

Texto Anterior: Reportagem de capa: Conteúdo exclusivo alavanca audiência
Próximo Texto: Especialistas dão dicas para fazer sucesso
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.