São Paulo, quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

testeUSP

Mininotebook tem bom desempenho

QUASE UM NETBOOK Computador é pequeno e pesa 1,9 kg, mas bateria decepciona e só durou uma hora e cinco minutos

DENIS F. WOLF
GUSTAVO PESSIN
ALBERTO Y. HATA
PATRICK Y. SHINZATO

ESPECIAL PARA A FOLHA

O notebook Itautec InfoWay N8330 (www.itautec.com.br) tem design limpo e deve agradar àqueles que precisam transportar um notebook com frequência, sem abrir mão de alto poder de processamento. Apesar disso, ele decepciona na duração da bateria.
Na cor Black piano, ele pesa 1,9 kg e tem tela em formato widescreen de 12,1 polegadas, o que possibilita bastante mobilidade. Já o processador Intel Core 2 Duo T6400 (2 GHz) e os 4 Gbytes de memória garantem um desempenho muito bom para um computador portátil.
Apesar de pequena, a tela de LCD do aparelho alcança a resolução de 1.280x800, o que permite boa visualização da área de trabalho. Com disco rígido de 320 Gbytes e gravador de DVD, o N8330 mostra que não faz parte da família dos netbooks (pequenos notebooks com configurações mais leves, totalmente voltados à mobilidade e apropriados para a execução de atividades mais simples), que têm configurações mais modestas.
O notebook também tem webcam integrada de 2 Mpixels, bem como dois alto-falantes e microfone embutidos, o que lhe permite ser usado em videoconferências. Quanto às conexões disponíveis, o N8330 tem três portas do tipo USB e leitor de cartões 4 em 1 (muito usado em máquinas digitais mais novas), além de interface para monitor externo VGA e saída HDMI, o que permite a visualização em monitores e televisões de alta definição, com resolução de até 1.600x1.200 pixels.
Quando o assunto é comunicação, o portátil inclui um adaptador wireless integrado do tipo 802.11a/g/n. O padrão 802.11n permite vazão de até 300 Mbps, porém é necessário que exista um ponto de acesso do mesmo padrão. Além da interface wireless, estão disponíveis Ethernet de 1 Gbyte, um modem 56 Kbps e Bluetooth 2.0 -recurso que permite a comunicação com outros dispositivos que utilizem o mesmo padrão, como telefones celulares.
O teclado tem boa sensibilidade, mas o posicionamento incomum do botão Fn (que ocupa a posição padrão do Control) muitas vezes atrapalha na hora da digitação. Outro recurso importante é a presença das teclas de atalho para abrir o navegador de internet padrão e para ativar e desativar a webcam, o wireless e o Bluetooth.
Para verificar a autonomia da bateria, foi utilizado o software Battery Eater Pro. Nos testes, feitos com o computador sendo usado "a todo o vapor", foi atingida uma duração de 65 minutos, o que é pouco para uma máquina focada na mobilidade do usuário.
Apesar disso, a Itautec oferece como opção uma bateria de oito células (no produto testado, a bateria tinha apenas quatro), que permite o dobro de autonomia.
O manual do usuário traz uma boa descrição das interfaces disponíveis no aparelho, além de orientar o comprador a instalar a bateria e a utilizá-la melhor. Estão também incluídas informações para a recuperação do sistema operacional por meio do CD que acompanha o produto, além de um manual mais completo em formato PDF.

Programas
O notebook avaliado veio com o sistema operacional Windows Vista Home Premium. Todos os dispositivos estavam instalados corretamente, permitindo o uso imediato do produto, assim que ele foi retirado da caixa e teve sua bateria carregada (conforme orienta o manual).
Além do sistema operacional, o notebook inclui uma versão de testes dos programas do Microsoft Office, válida por 60 dias, o pacote Microsoft Works e uma versão de testes do programa de antivírus da AVG. Para usar os recursos do DVD, o pacote inclui os programas PowerDVD e Power2Go, aplicativos para ver e gravar DVDs, respectivamente. Outro ponto positivo do modelo avaliado é a compatibilidade do hardware com o sistema operacional Linux Ubuntu 9.04, que foi instalado sem problemas nos testes.

Segurança
No quesito segurança, o computador apresenta um sensor biométrico, ou seja, um leitor de impressões digitais. O sensor já é integrado com o sistema operacional Windows Vista e, depois de configurado, pode-se fazer login no computador apenas passando o dedo no sensor.
Acompanhando esse dispositivo, o aparelho traz um aplicativo que bloqueia o acesso a alguns tipos de recurso e de arquivo. Eles só podem ser acessados se a digital for a correta, o que é um ponto positivo para quem precisa guardar informações sigilosas -isso diminui a preocupação em caso de roubo do notebook.

Desempenho geral
O desempenho geral do computador foi testado com o software comercial PCMark Vantage. O notebook Itautec N8330 obteve 3.067 pontos. Testamos também a capacidade do computador de executar várias tarefas ao mesmo tempo. Abrimos, simultaneamente, diversos programas, como o Word, o PowerPoint, o Excel, os editores de planilha e texto do Microsoft Works e o navegador Mozilla Firefox, com diversas abas abertas.
Mesmo com a alta demanda de processamento, não foi notada lentidão na execução e na troca dos programas. Apesar do bom desempenho do processador, o notebook da Itautec não vai satisfazer as necessidades daqueles que usam o computador para jogar, já que a maioria dos jogos lançados recentemente requer uma placa gráfica de maior capacidade.
Devido às suas características técnicas, o N8330 deve agradar principalmente ao mercado coorporativo.

DENIS F. WOLF é professor do Departamento de Sistemas de Computação no ICMC-USP, GUSTAVO PESSIN é doutorando, ALBERTO Y. HATA e PATRICK Y. SHINZATO são mestrandos em ciências da computação e matemática computacional no ICMC-USP.



Texto Anterior: Canal aberto: Envie fax com ajuda na rede
Próximo Texto: Portáteis: Na prancheta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.