São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Formas de pagamento são variadas

DA REPORTAGEM LOCAL

Para atrair mais consumidores, os varejistas on-line, bancos e empresas apostam na diversificação dos meios de pagamento.
Segundo pesquisa da E-Consulting feita em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, a novidade é o uso de cartões de débito em conta corrente. Estima-se que 92 milhões de compras sejam feitas dessa maneira em 2005.
De acordo com o levantamento, o cartão de crédito continua sendo a modalidade mais utilizada nas compras virtuais, responsável por 91% dos pagamentos.
A possibilidade de efetuar parcelamentos longos -há ofertas de pagamentos em até 12 vezes- e de controlar os gastos mais de perto são alguns dos benefícios do cartão. Além disso, ainda é possível ao consumidor reclamar de gastos que constam na fatura e que não tenham sido efetuados por ele, o que ampliaria a segurança da compra.

Alternativas
O boleto bancário é outra forma bastante utilizada para pagamento de produtos adquiridos via internet. Basta que o usuário imprima o documento e efetue o pagamento no banco designado. Trata-se de uma boa alternativa para quem não possui cartão de crédito ou para quem teme dar o número do cartão pela internet.
A transferência eletrônica entre contas correntes e usando o ambiente bancário virtual é outra alternativa. Nessa modalidade, o consumidor transfere eletronicamente o valor da compra de sua conta bancária para a conta do fornecedor.
Algumas lojas oferecem ainda a realização de pagamentos no ato do recebimento do produto, feito com cheque ou dinheiro, de forma semelhante a um serviço de entrega de comida em domicílio.

Negócios
De acordo com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o varejo on-line pode movimentar até R$ 9,8 bilhões em 2005. O total engloba gastos em sites de leilões e em passagens aéreas. No ano passado, o total comercializado virtualmente correspondeu a 3,63% do varejo brasileiro, quando 4,3 milhões de consumidores fizeram compras pela rede. (MB)


Texto Anterior: Compras on-line: Cuidados ajudam a prevenir golpe virtual
Próximo Texto: Inflação na rede em novembro é de 0,59%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.