São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

JOSÉ ANTÔNIO RAMALHO

Instalando placa de vídeo no PC



"Gostaria de saber como funciona uma placa aceleradora de vídeo. Tenho um micro com processador AMD K6 de 233 MHz e 48 Mbytes de memória RAM. Ele é compatível com placas desse tipo? Quanto elas custam?" (Elidio Lopes Pinto) Resposta - As placas de vídeo procuram melhorar o desempenho do micro com programas gráficos (como jogos ou softs de arquitetura e engenharia).
Uma placa de vídeo pode ser instalada na placa-mãe (on board) ou encaixada em conectores de expansão.
Os modelos on board geralmente utilizam componentes mais simples e baratos e são adequados para utilização com editores de texto, planilhas e alguns programas gráficos.
As placas de expansão usam componentes mais sofisticados e geralmente oferecem maior desempenho. Elas também são conhecidas como placas aceleradoras.
Essas placas se encarregam de processar as imagens exibidas pelo PC, deixando o chip do computador livre para executar outras tarefas.
Além disso, elas possuem memória própria em quantidade bem superior à das placas de vídeo tradicionais: já existem modelos com 64 Mbytes de memória.
Em comparação, as placas on board dificilmente alcançam 16 Mbytes, o que as torna mais lentas. Além disso, os modelos on board geralmente não possuem memória própria e ocupam uma parte da memória RAM do micro.
Entre as placas aceleradoras, existem aquelas que são específicas para uso com jogos e outras que contemplam o uso em situações profissionais, como CAD ou tratamento de imagens.
Os preços das placas variam de R$ 150 a R$ 800. Antes de optar por uma delas, entretanto, é preciso verificar se ela é compatível com a placa-mãe do seu PC, que precisa ter conectores de expansão (PCI) ou entradas especiais (AGP).



Texto Anterior: Backup: Programas gravam arquivos do PC
Próximo Texto: Diversão: E-zines divulgam idéias independentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.