São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mude apenas quando trocar sua máquina

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
COLUNISTA DA FOLHA

A Microsoft conseguiu, aos olhos de muitos usuários, transformar o sistema operacional na vedete do microcomputador. Ela inchou o sistema, que passou a incluir programas acessórios.
Alguns exemplos são o programa Paint (edição de imagens), o Windows Media Player, usado para tocar músicas e vídeos, o programa de e-mail Outlook Express e até o navegador Internet Explorer.
O Windows Vista agregou mais miçangas e utilitários, funcionalidades que o usuário do Windows XP pode obter facilmente na internet por meio de programas de terceiros.
É fato que o motor do sistema operacional foi feito quase que a partir do zero, mas, para o usuário, o que importa é o ganho real que terá com o sistema.

Devagar com o andor
Por isso, é bom ir com calma e avaliar bem que vantagens objetivamente o novo sistema pode lhe trazer, pois os gastos são consideráveis.
Além de ter de, no mínimo, comprar uma cópia de upgrade, você deve se preparar para investir em hardware compatível com as demandas do novo sistema operacional.
Não se deixe levar pelos requisitos mínimos de hardware informados pela Microsoft. Por exemplo, 2 Gbytes é a memória confortável para o Vista Ultimate e 1 Gbyte é o mínimo a ser considerado.
Com 512 Mbytes de memória, sua experiência será traumática. O sistema nem sequer é instalado com as características que o tornam "ultimate".

Muitas exigências
Outro ponto importante é a avaliação do hardware e do software instalados na máquina em que o Vista será usado. Um programa para verificar a compatibilidade está disponível no site da Microsoft (leia na pág. F6).
Realizando o teste no meu notebook e no micro de mesa, a recomendação que tive foi para trocar a placa de vídeo e para colocar muito mais memória.
Pior ainda, vários programas instalados poderiam ter problemas de compatibilidade. E meu scanner USB não é suportado pelo Vista.
Esse scanner, por sinal, tive de comprar quando troquei o Windows 98 pelo XP -o aparelho que usava então não era suportado pelo XP. Não, decididamente não vou comprar outro scanner.
Para boa parte dos usuários do Windows XP, a melhor hora para migrar para o Vista será quando trocar seu equipamento atual, principalmente para quem já experimenta lentidão no sistema atual.
Nessa situação, o preço do Windows será menor e estará incorporado ao preço do equipamento.
Se o hardware atual estiver com folga de performance e atender aos requisitos exigidos, principalmente de memória e de placa de vídeo, requisito este obrigatório para quem quer usar a interface gráfica Aero, a troca pode ser interessante agora.


Texto Anterior: Reportagem de capa: Incompatibilidades estorvam caminho
Próximo Texto: Reportagem de capa: Mínimo não permite usufruir o sistema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.