São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Incompatibilidades estorvam caminho

TRANSIÇÃO Programas populares ainda não funcionam perfeitamente com o novo sistema; leia na internet lista de problemas

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo após ser testado exaustivamente pelos técnicos da Microsoft e por milhões de usuários que experimentaram as suas versões beta, a estréia do Vista dificilmente escapará de ser alvo de um festival de falhas de segurança e de problemas de compatibilidade.
A julgar pelas versões beta, RC1 e Ultimate em português, testadas pela Folha durante os últimos meses, entretanto, o sistema já é estável o suficiente para ser adotado pelos usuários mais destemidos.
O Vista tem instalação fácil e oferece um assistente para a migração. Quem instalar o novo sistema sobre o XP não vai perder seus arquivos e poderá usar boa parte de seus programas atuais sem precisar reinstalá-los.
Antes de prosseguir com a instalação do Vista, é importante checar listas de incompatibilidades publicadas na internet, como a do IeXwiki (www.iexbeta.com), que mostra quais programas não funcionaram corretamente no Vista e aceita atualizações enviadas por usuários.
Até o fechamento desta edição, programas populares como o gravador de CDs Nero, o firewall ZoneAlarm, o game Second Life e o editor de vídeos Adobe Premiere estavam enquadrados na categoria dos incompatíveis (leia mais sobre o assunto e acesse a lista completa dos programas incompatíveis no blog do Informática, em www.folha.com.br/circuitointegrado).
Novas versões dos softwares ou atualizações do Vista devem resolver o problema.
Apesar disso, antes de instalar o Vista em casa, procure experimentá-lo. A aparência remodelada do novo sistema esconde algumas configurações e programas tradicionais do Windows, e isso pode causar transtornos.
Pessoas que usaram e reprovaram o Vista publicaram suas queixas na internet, em sites como o Annoyances.org (www.annoyances.org/exec/forum/winvista).
Entre as críticas relatadas estão desde reclamações sobre o sistema de buscas até falhas no carregamento de programas. (JB)


Texto Anterior: Depois de grandes micos, Microsoft muda táticas
Próximo Texto: Mude apenas quando trocar sua máquina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.