São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

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Fabricantes de impressoras justificam custo do cartucho

DA REPORTAGEM LOCAL
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O investimento em tecnologia é argumento constante na explicação das fabricantes para os altos preços praticados. "Ao avaliar cartucho em valor por litro, deixamos de levar em consideração importantes pontos, como rendimento da tinta, durabilidade da impressão, resistência ao toque ou água, secagem , entre outros atributos" diz Kao Mei I, gerente da unidade de negócios de consumer products da Epson.
"Milhões de dólares são gastos no desenvolvimento das tintas com formulação especial para maximizar a qualidade de impressão", diz o gerente de comunicação da Lexmark Internacional do Brasil, José Carlos Abbate.
Sabrina Lacerda, gerente de produto de suprimentos originais da HP, faz uma analogia com refrigerantes para explicar a quantidade cada vez menor de tinta nos cartuchos: "Cada tipo de produto -lata, garrafa de 125 ml, 1,5 l, 2 l, 2,5 l- oferece um custo por ml diferente. Não é a quantidade de tinta em volume que melhor define o rendimento dos cartuchos de tinta, mas sim a quantidade de páginas impressas que eles produzem".
A Canon informou por meio de sua assessoria que a tecnologia da empresa "consegue oferecer aos usuários a impressão de fotos de alta qualidade e que vão durar cerca de 300 anos com qualidade, sem desbotar".
Sobre a recarga de cartuchos, Lacerda diz que eles não foram feitos para ser recarregados. "Os cartuchos não têm somente tinta ou toner. Os componentes internos, fundamentais para a qualidade do processo de impressão, se desgastam e não devem ser reutilizados".
Kao Mei I concorda: "É impossível um cartucho compatível ou de recarga alcançar os níveis de rendimento e durabilidade de um cartucho original". (AD, AO e BR)


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