São Paulo, quarta-feira, 31 de março de 2010

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reportagem de capa

Jato de tinta domina e busca renovação

POPULARES Donas da maior fatia do mercado, as impressoras jato de tinta se inspiram no iPhone e ganham novas funções

BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As impressoras jato de tinta ainda são as mais populares entre os usuários comuns. Segundo a consultoria IDC, esses equipamentos representaram 81% do mercado brasileiro em 2009. E uma das razões para isso é o preço.
Entre as 11 impressoras mais baratas encontradas pela reportagem em cinco sites de grandes lojas, nove eram jato de tinta e duas a laser. Custando R$ 149, os dois modelos com o preço mais baixo (a Epson Stylus T24 e a HP Deskjet D1660) eram jato de tinta.
O equipamento a laser mais barato, a Oki Data B2200, custava R$ 349 -valor maior que o encontrado para sete modelos jato de tinta. Além disso, em cada um dos cinco sites, as jato de tinta dominavam a lista das impressoras mais baratas.
Outra razão para o domínio desses equipamentos é histórica. "Na década de 1990, a gente tinha um pouco de [impressoras] matriciais nas residências, e logo depois vieram os equipamentos jato de tinta, que foram a grande revolução e tiveram grande penetração", diz Bruno Freitas, analista do mercado de impressoras da IDC.
Como acontece com o mercado de impressoras em geral, o consumidor prefere que os seus equipamentos jato de tinta sejam da classe das multifuncionais -aquelas que executam outras tarefas além de imprimir fotos e texto.

iPhone é influência
Mas foi-se o tempo em que executar funções de copiadora, scanner e fax era novidade.
Tela sensível ao toque, aplicativos e capacidade para executar tarefas longe de um computador -a nova geração de impressoras jato de tinta carrega uma grande influência do telefone da Apple e tenta ganhar novas funções para manter a liderança do mercado.
A Platinum Pro905, da Lexmark, e a PhotoSmart Premium, da HP, são dois modelos que oferecem o download de aplicativos que permitem ao usuário acrescentar novas funções ao seu equipamento. Claro, elas se conectam a internet sem precisar estar ligadas a um PC -o modelo da HP faz até a atualização do seu programa interno longe do computador.
Entre os aplicativos, estão leitores de feeds, previsão do tempo, notícias, mapas e catálogos de produtos; tudo pode ser impresso sem necessidade do computador. Mas nem sempre isso é garantia de satisfação. Ao testar o modelo da Lexmark, Terry Sullivan, da organização sem fins lucrativos Consumer Reports (consumerreports.org), disse que precisou usar o computador para baixar os aplicativos e que eles não eram "atraentes" nem "acrescentavam muito valor" à impressora.
Seguindo os passos do iPhone, os dois modelos têm tela de LCD sensível ao toque, nas quais é possível acessar fotos pessoais e editá-las antes da impressão.
Já a Epson usa o iPhone junto com os seus equipamentos. Em bit.ly/epsoniprint, os donos do modelo TX515FN podem baixar o aplicativo Epson iPrint, que permite que fotos possam ser impressas do iPhone e do iPod Touch.



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