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reportagem de capa
Jato de tinta domina e busca renovação
POPULARES Donas da maior fatia do mercado, as impressoras jato de tinta se inspiram no iPhone e ganham novas funções
BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As impressoras jato de tinta
ainda são as mais populares entre os usuários comuns. Segundo a consultoria IDC, esses
equipamentos representaram
81% do mercado brasileiro em
2009. E uma das razões para isso é o preço.
Entre as 11 impressoras mais
baratas encontradas pela reportagem em cinco sites de
grandes lojas, nove eram jato
de tinta e duas a laser. Custando R$ 149, os dois modelos com
o preço mais baixo (a Epson
Stylus T24 e a HP Deskjet
D1660) eram jato de tinta.
O equipamento a laser mais
barato, a Oki Data B2200, custava R$ 349 -valor maior que o
encontrado para sete modelos
jato de tinta. Além disso, em cada um dos cinco sites, as jato de
tinta dominavam a lista das impressoras mais baratas.
Outra razão para o domínio
desses equipamentos é histórica. "Na década de 1990, a gente
tinha um pouco de [impressoras] matriciais nas residências,
e logo depois vieram os equipamentos jato de tinta, que foram
a grande revolução e tiveram
grande penetração", diz Bruno
Freitas, analista do mercado de
impressoras da IDC.
Como acontece com o mercado de impressoras em geral, o
consumidor prefere que os
seus equipamentos jato de tinta sejam da classe das multifuncionais -aquelas que executam
outras tarefas além de imprimir fotos e texto.
iPhone é influência
Mas foi-se o tempo em que
executar funções de copiadora,
scanner e fax era novidade.
Tela sensível ao toque, aplicativos e capacidade para executar tarefas longe de um computador -a nova geração de
impressoras jato de tinta carrega uma grande influência do telefone da Apple e tenta ganhar
novas funções para manter a liderança do mercado.
A Platinum Pro905, da Lexmark, e a PhotoSmart Premium, da HP, são dois modelos
que oferecem o download de
aplicativos que permitem ao
usuário acrescentar novas funções ao seu equipamento. Claro, elas se conectam a internet
sem precisar estar ligadas a um
PC -o modelo da HP faz até a
atualização do seu programa
interno longe do computador.
Entre os aplicativos, estão
leitores de feeds, previsão do
tempo, notícias, mapas e catálogos de produtos; tudo pode
ser impresso sem necessidade
do computador. Mas nem sempre isso é garantia de satisfação. Ao testar o modelo da Lexmark, Terry Sullivan, da organização sem fins lucrativos
Consumer Reports (consumerreports.org), disse que precisou usar o computador para
baixar os aplicativos e que eles
não eram "atraentes" nem
"acrescentavam muito valor" à
impressora.
Seguindo os passos do iPhone, os dois modelos têm tela de
LCD sensível ao toque, nas
quais é possível acessar fotos
pessoais e editá-las antes da
impressão.
Já a Epson usa o iPhone junto com os seus equipamentos.
Em bit.ly/epsoniprint, os donos do modelo TX515FN podem baixar o aplicativo Epson
iPrint, que permite que fotos
possam ser impressas do iPhone e do iPod Touch.
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