São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EPIDEMIA
Novos vírus infectam via e-mail

Depois de o "ILOVEYOU" e seus clones terem assolado a Internet neste mês, surgiram alguns novos vírus com características semelhantes.
Um deles é o indonésio "CyberNET", que, como seu colega filipino, usa o catálogo de endereços do "Outlook Express" para se replicar.
O e-mail contaminado chega com a frase "You've GOT Mail!!!" escrita na linha de assunto e traz um documento anexo que pode vir com arquivos .doc ou .xls. Quando aberto, ele gera um arquivo maligno que se instala no "Excel" ou no "Word".
Depois da infecção, o vírus permanece latente. Só irá manifestar-se nos dias 17 de agosto ou 25 de dezembro. Nessas datas, o parasita altera o Autoexec.bat e abre uma caixa de diálogo que induz o usuário a reiniciar o micro. Feito isso, o disco rígido é formatado.
Um outro vírus que vem colecionando alguns estragos é o "W97M.Melissa.BG". Criado na última sexta-feira, ele já recebeu, nos EUA, o apelido de "killer resume" (currículo assassino). A alcunha se justifica.
Na linha de assunto da mensagem, vem escrito "Resume - Janet Simons". Já no corpo do e-mail, há um texto em inglês solicitando que se abra o currículo anexo, que chega em arquivos .doc ou .dot. Uma vez aberto, o documento infectado se espalha pelos destinos da lista de endereços, e o vírus tenta destruir os arquivos de sistema do PC.
Os curativos que neutralizam essas ameaças podem ser encontrados nos endereços www.nai.com, www.panda.com e www.symantec.com.



Texto Anterior: "Internet é chave para perder peso", diz usuário
Próximo Texto: Intel aumenta velocidade e diminui distância da AMD
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.