São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa traz algumas melhorias

DA REPORTAGEM LOCAL

As inovações trazidas pelo "Windows Me" dividem-se em três categorias: atualizações estéticas, mudanças operacionais e ferramentas multimídia.
Esteticamente, as modificações são mínimas, com novos desenhos para os ícones Meu computador e Lixeira, por exemplo. Nada que já não estivesse ao alcance dos usuários de versões anteriores do "Windows" (uma das ferramentas para mudar a aparência do sistema operacional é o "WindowBlinds", disponível em www.windowblinds.net).
Com as mudanças operacionais, a Microsoft pretende deixar o computador mais fácil de usar.
O recurso "Home Networking Wizard", por exemplo, ajuda o usuário a conectar vários computadores em uma rede doméstica, permitindo que os membros de uma família acessem simultaneamente a Internet com apenas uma linha telefônica.
A interface do Acesso à rede dial-up foi ligeiramente aperfeiçoada: agora é possível discar para vários provedores de acesso à Internet de uma mesma janela, o que elimina a necessidade de criar atalhos individuais para cada um deles. Entretanto o programa não traz o recurso de rediscagem avançada presente no "Windows 2000", que seleciona automaticamente vários números de acesso quando a primeira tentativa de conexão não funciona.
O navegador incluído no "Windows Me" é o "Internet Explorer 5.5", que já está disponível (em inglês) para usuários de outras versões do "Windows" no endereço www.microsoft.com/msdownload/iebuild/
ie55betawin32/en/ie55betawin32.htm
. O "Outlook Express" também foi atualizado para a versão 5.5.
Os programas são praticamente idênticos a suas versões anteriores, mas têm a vantagem de funcionar com criptografia de 128 bits, o que melhora um pouco a segurança nas transações de comércio eletrônico.
Uma das principais queixas dos usuários do "Windows" sempre foi sua instabilidade, já que os micros costumam travar com uma certa frequência. Para atenuar o problema, a Microsoft desenvolveu o sistema "PC Health", composto de várias ferramentas para melhorar o desempenho do PC e superar incompatibilidades causadas por programas.
Um dos recursos é o "System File Protection", sistema que monitora constantemente os principais arquivos da pasta Windows. Se algum programa tentar modificá-los, o sistema automaticamente desfaz a alteração. O recurso aumenta a estabilidade do PC, mas, em determinadas circunstâncias, também pode atrapalhar o funcionamento de programas.
Outra novidade é o sistema "Auto Update", que assegura a atualização constante do sistema operacional, localizando e instalando arquivos de atualização disponíveis no site da Microsoft. É possível solicitar ao "Windows Me" que exiba um aviso antes de fazer as instalações.
O usuário também pode desativar o sistema e fazer as atualizações manualmente.
O "Windows Me" também traz dois novos programas para multimídia. O primeiro é o sofisticado "Windows Media Player 7.0", que reproduz arquivos de áudio e vídeo e capta transmissões ao vivo na Internet. Usuários de "Windows 98" e "2000" também podem instalar o programa, que já está disponível no endereço www.windowsmedia.com.
A principal ferramenta multimídia do novo "Windows" é o "Movie Maker", programa para a produção de filmes domésticos. Com o novo programa, é possível editar imagens captadas com uma câmera de vídeo.
Apesar dos esforços da Microsoft, o "Movie Maker" dificilmente se tornará um programa popular, pelo menos a médio prazo: poucos modelos de PC permitem a conexão de filmadoras.
Assim, o usuário interessado em usar o "Movie Maker" provavelmente terá de comprar e instalar uma placa de vídeo nova, procedimento caro e muitas vezes tecnicamente difícil.



Texto Anterior: Software: Conheça a próxima versão do "Windows"
Próximo Texto: Panorâmica: Cartão de visitas com 50 Mbytes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.