São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMO FUNCIONA
Entenda como é o sistema que calcula a velocidade do saque em partidas de tênis
Radar mede força do saque de Kuerten

ALEXANDRE VERSIGNASSI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Gustavo Kuerten dá aquele saque mortal, e na tela aparece, na hora, a velocidade do torpedo que desconcertou o adversário.
O responsável por fornecer esse número é um pequeno radar, que fica incógnito no fundo da quadra, ligado a um computador.
Ele trabalha enviando e recebendo o reflexo de ondas eletromagnéticas, que se propagam à velocidade da luz (300 mil km/s). Por isso, a medição será sempre precisa; não importa se quem sacou foi um leigo ou o tenista britânico Greg Rusedski, capaz de mandar a bolinha a 239 km/h.
O radar detecta a velocidade da bola de forma indireta. Ou seja, ele não registra o tempo que o objeto levou para ir de um lugar a outro, apenas lança suas ondas de rádio sobre a bola de tênis e recebe os sinais que voltam.
"É como o sonar de um submarino. O aparelho manda as ondas sonoras e, quando elas batem em um objeto, voltam e são captadas. A frequência do eco informará a velocidade na qual o submarino está se aproximando de um obstáculo", compara Cláudio Furukawa, pesquisador do Instituto de Física da USP. "Com o radar é a mesma coisa. Só que, em vez de som, utiliza-se radiação eletromagnética."
Quando os sinais enviados pelo radar batem em um objeto em movimento, retornam com sua frequência alterada. Ou seja, a distância entre cada uma das ondas de rádio não será a mesma do momento da emissão.
Aí entra o cálculo da velocidade. Existe uma equação matemática capaz de indicar essa variável tendo por base apenas a frequência original e aquela que a bolinha devolveu para o radar como uma espécie de eco eletromagnético.
Com esses dados, qualquer computador pode calcular a velocidade da bola antes que ela chegue ao outro lado da quadra.



Texto Anterior: Panorâmica: Cartão de visitas com 50 Mbytes
Próximo Texto: Trânsito usa o mesmo sistema
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.