São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Canal aberto

José Antonio Ramalho
@ - canalaberto@uol.com.br

Saiba mais sobre o padrão Bluetooth

"Gostaria de obter mais detalhes sobre a tecnologia Bluetooth. Para que ela serve, quais são os tipos de aparelhos e quais as fabricantes a utilizam e quanto custa uma placa com Bluetooth para instalar em meu computador. Todos os notebooks possuem essa tecnologia?"
WILLIAM DOUGLAS MOURA

Resposta: O Bluetooth é um padrão para comunicação sem fio para distâncias de até dez metros. Com ele, é possível conectar PCs, notebooks, micros de mão, impressoras, celulares ou qualquer aparelho que possua um receptor adequado.
A tecnologia surgiu na década de 90 em um consórcio de cinco empresas: Ericsson, IBM, Intel, Nokia e Toshiba. Atualmente, quase todas as grandes empresas de tecnologia já fazem parte desse consórcio.
Philips, HP, Motorola, Samsung, Siemens, Dell, Sony e outras usam o padrão para comunicação entre equipamentos.
A forma como os dispositivos Bluetooth se comunicam é chamada de piconet, que cria uma rede na qual podem existir até oito dispositivos conectados.
Com ajuda dessa estrutura, em um ambiente doméstico ou no escritório, uma impressora pode ser usada por vários micros para imprimir fotos. As caixas de som de um aparelho podem ser usadas para tocar as músicas de um tocador portátil ou de um celular. Enfim, quase tudo que tem cabos de conexão na sua casa pode ser substituído por um equivalente sem fio.
A tecnologia Bluetooth usa ondas de rádio para a transmissão. Dessa forma, os dispositivos não precisam estar à vista uns dos outros. Para que eles se comuniquem, basta que estejam na área de abrangência.
Cada aparelho precisa ter um transmissor e um receptor Bluetooth. Embora alguns notebooks mais sofisticados já saiam de fábrica com Bluetooth, a maioria deles e dos micros de mesa precisam de um cartão especial, que pode ser conectado a uma porta USB.
As impressoras mais modernas já possuem porta USB para conexão de um cartão Bluetooth. Mas mesmo os modelos mais antigos podem ter um cartão conectado na porta paralela e receber dados de um outro dispositivo sem fio, como é o caso do modelo BT1300, da HP.
Quando dois dispositivos Bluetooth entram na área de detecção, um sinal é enviado de um para outro e a conexão é realizada. Os dispositivos Bluetooth têm um endereço único que os diferenciam uns dos outros. Dessa forma, mesmo dois celulares iguais terão códigos de identificação diferentes.

Compatibilidade
Como o Bluetooth tem um padrão único, você poderá usar dispositivos de diferentes fabricantes de forma transparente. Usar um celular de uma marca e um fone de ouvido sem fio de outra, por exemplo.
Há dois modos de acessibilidade do Bluetooth para a impressora. Através do software de configuração, você pode definir que a impressora esteja visível a todos ou invisível.
Quando a configuração da acessibilidade da impressora está definida como visível a todos, qualquer dispositivo Bluetooth dentro da área de alcance pode descobrir e usar a máquina. Quando a configuração de acessibilidade está definida como invisível, apenas os dispositivos de envio que tenham o endereço de dispositivo Bluetooth armazenado poderão descobrir e usar a impressora.

Instalação
Se o seu micro e a sua impressora não têm tecnologia Bluetooth, você pode comprar adaptadores. Veja se a fabricante do seu micro possui um ou experimente produtos de empresas como a Leadership, a Linksys ou a D-Link. Você precisa encaixar um adaptador no micro e outro na impressora.
Os celulares e PDAs mais sofisticados já possuem essa tecnologia. Para uma impressora com porta paralela, você deve usar um adaptador como o Anycom Blue Printer PM-400. Já para impressoras com porta USB, uma sugestão é o Anycom Blue USB PM-300.
Os adaptadores podem ser encontrados em lojas especializadas ou em sites. Em www.americanas.com.br, há um adaptador da Leadership por R$ 299. Em www.superkit.com.br, um adaptador Dlink DBT 122 sai por R$ 153.


Texto Anterior: Futebol de robôs sai da universidade e chega às casas de jogos eletrônicos
Próximo Texto: Conheça dicas sobre firewall
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.