São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO

JOSÉ ANTONIO RAMALHO

Evite "perder o caminho" no PowerPoint

"Fiz uma apresentação no PowerPoint 2000, com trilha sonora. Para mostrá-la em um outro computador, gravei o arquivo, de 240 Mbytes, em um CD. Salvei as músicas em uma pasta -com a apresentação. Mas o caminho gravado na apresentação indica o do meu PC e, assim, não toca a música. Como devo proceder para acertar o caminho e garantir que os sons aplicados sejam ouvidos quando a apresentação estiver no outro PC?" (José Lugo)
Resposta - No PowerPoint, por padrão, os sons são automaticamente vinculados. Isto é, o slide ou a apresentação recebe um link para o arquivo de som original. Nesse caso, é gravada a posição atual do arquivo de som dentro da apresentação. Se o usuário optar por incorporar o som -ou seja, embutir o arquivo de som dentro da apresentação do PowerPoint-, ele fará parte de um único arquivo, que poderá ser copiado sem o problema descrito pelo leitor. Todo arquivo maior que 100 Kbytes é automaticamente vinculado. Se preferir incorporar o objeto na apresentação, use, no menu Inserir, o item Objeto -e não Arquivo de som. Na caixa de diálogo exibida, selecione Criar do arquivo e informe o caminho.
Outra solução é, em vez de executar a apresentação a partir do CD, copiá-la para o disco rígido do outro micro e editar o vínculo. Selecione o objeto e, no menu Editar, clique em Vínculos e em Alterar origem, informando o novo local do arquivo.



Texto Anterior: Teste USP: Placa de som 3D cria home theater no micro
Próximo Texto: Correspondência
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.