São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tec-tec-tec

Microsoft e Facebook apostam em modelo que combina publicidade e rede social

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O recente acordo entre a Microsoft e o Facebook é "uma grande aposta de que o "boom" da publicidade on-line continuará e de que o popular site de relacionamentos sociais estará entre os maiores beneficiados", diz artigo publicado no "Wall Street Journal".
Ao pagar US$ 240 milhões para o Facebook, a Microsoft adquiriu 1,6% do site -o que coloca o valor teórico da rede de relacionamentos em US$ 15 bilhões. A criadora do Windows passa ainda a vender anúncios para o site também para fora dos EUA.
A compra contrasta com o rumor de que a Microsoft teria oferecido US$ 500 milhões por 5% das ações do Facebook -apesar de ter pago um total menor, o preço de cada ação saiu bem mais caro.
O episódio representa também uma vitória da Microsoft sobre o rival Google, com quem já disputou -e perdeu- as compras do site de vídeos YouTube e do serviço de publicidade DoubleClick.
Para analistas, o principal valor do Facebook está na própria rede social: comunidades e interesses pessoais dos usuários são importantes para as empresas de publicidade, que podem direcionar melhor seus anúncios.
É nesse modelo de negócios que Mark Zuckerberg, fundador do site, aposta. Artigo no "Financial Times" diz que o objetivo de Zuckerberg parece ser tornar o Facebook o próximo gigante da internet. Seria algo semelhante ao que ocorreu com o Google anos atrás.
"Nós não precisávamos de um novo instrumento de busca -mas eles vieram com um modelo de negócios inteiramente novo", diz um investidor. Assim, o Google teve sucesso com um meio de fazer dinheiro que ninguém esperava, e as pessoas querem saber se isso pode ocorrer novamente, diz o "FT".
O Facebook pode dar a resposta para essa dúvida.
(EMERSON KIMURA)

129%
foi o aumento no número de usuários do serviço Facebook entre setembro de 2006 e deste ano; o MySpace cresceu 23% no mesmo período, diz o instituto de pesquisas ComScore


Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: CTIA Wireless 2007: Guitar Hero ganha versão para telefones celulares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.