São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

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reportagem de capa

90% dos downloads vão para celulares

LEGALMENTE BAIXADAS > Além de ficar com a música no telefone, usuário pode transferir uma cópia para o computador

DA REPORTAGEM LOCAL

Cerca de 90% de todas as músicas digitais vendidas no Brasil são adquiridas por meio de downloads via celular, informa pesquisa de 2007 da IFPI (da sigla, em inglês, de Federação Internacional da Indústria Fonográfica).
As primeiras grandes lojas de música on-line começaram a surgir entre 2005 e 2006, como as do UOL, do Terra, da TIM e da Vivo; de lá para cá, aumentaram a oferta e a demanda.
Na TIM Music Store, estão disponíveis cerca de 40 mil músicas na íntegra, e o número de downloads cresceu 40% de março de 2006 ao mesmo mês deste ano. Na loja da Vivo, há 10 mil canções e, mensalmente, são baixadas em torno de 200 mil músicas.
Nos países em que há rede celular de terceira geração (3G), que é mais veloz, o aumento desse mercado foi de 52%. Por isso, empresas do setor de telefonia estão investindo nesse setor. No dia 22 deste mês, a AT&T anunciou que, a partir do mês que vem, vai oferecer mais de 5 milhões de músicas para downloads.
As canções custam US$ 1,99 cada uma ou US$ 7,49 por mês, com direito a cinco faixas. Os usuários que baixarem as músicas diretamente para os seus aparelhos receberão automaticamente um e-mail dando autorização para colocar uma segunda cópia em seus micros.
Aqueles que tiverem baixado músicas do Napster poderão transferi-las para o celular.

Aparelhos
O aumento no interesse por música em celulares refletiu no índice de vendas. A Nokia informou que vendeu 80 milhões de telefones musicais em 2006, duas vezes mais que no ano anterior. A Sony Ericsson reportou ter vendido mais de 12 milhões de aparelhos desse tipo.
Confira nesta página testes de telefones que são também tocadores de música. Há modelos bem simples e também aparelhos sofisticados, com transferência sem fio do som para os fones de ouvido. (CR)


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