São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Download gratuito de álbuns cria ídolos que não tocam em rádios e TVs

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao entrar no YouTube e digitar "música", "independente" e "são paulo", um dos resultados é o vídeo da banda Pedra no Centro Cultural de São Paulo.
No www.pedraonline.com.br, há vídeos e músicas para serem baixados de graça, inclusive de um CD que ainda não foi publicado.
"A troca de idéias na internet permite que o trabalho independente tenha cada vez mais maturidade", comenta Fernando Anitelli, idealizador de O Teatro Mágico, um show que mistura circo, teatro e música popular.
Os CDs do grupo são vendidos a R$ 5 durante as apresentações, e Anitelli estimula o público a copiá-los. Mesmo assim, venderam 65 mil CDs nas apresentações -e o site oferece o mesmo conteúdo de graça.
Em julho, a Trama Virtual (www.tramavirtual.com.br) lançou projeto chamado Download Remunerado: as músicas são gratuitas, e uma empresa paga os artistas conforme o número de canções baixadas. Até setembro, foram feitos mais de 126 mil downloads, e mais de 2.500 bandas se cadastraram.
Durante o próximo mês, deve entrar no ar o Álbum Virtual, para quem quiser baixar o disco inteiro.
O Projeto Axial (www.axialvirtual.com), que se apresentou no TIM Festival no último sábado, começou a mostrar suas músicas na rede social MySpace. "A idéia de que o artista ganha dinheiro vendendo discos é falsa. A maioria ganha muito com shows", comenta Felipe Julian, um dos integrantes. Ele diz que vendem cerca de 200 discos por mês. (CR)


Texto Anterior: Capa de proteção prolonga vida útil da bateria
Próximo Texto: Site hospeda MP3 de graça e vende música on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.