São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Site hospeda MP3 de graça e vende música on-line

DA REPORTAGEM LOCAL

O site lala.com é um player de música parecido com o iTunes e o Windows Media Player, mas on-line -ou seja, você não precisa baixá-lo para seu computador. Aberto a qualquer usuário, ele permite acessar sua lista de música de qualquer lugar onde esteja e compartilhar o conteúdo da lista de outros usuários, sem desrespeitar as leis de direito autoral.
O serviço, que é gratuito, hospeda seus arquivos em MP3 e os exibe em um player de música parecidíssimo com o do iTunes. Permite a criação de listas de reprodução e possibilita a sincronia do programa tocador com o seu iPod. Por enquanto, não aceita outros formatos de arquivos.
Para se cadastrar, basta informar e-mail, senha e um nome para acesso.
O usuário pode acessar canções de outras listas, mas só são disponibilizados trechos da música conforme a licença correspondente.
Na maioria dos casos, é possível escutar 30 segundos de cada faixa. Para isso, clique em browse, na lateral esquerda.
Caso goste, o site indica na parte inferior outros CDs daquele artista, que podem ser comprados. Os preços variam em torno de US$ 13, mas a compra só pode ser feita por quem mora nos EUA.
A navegação do site, criado em junho de 2006, é intuitiva, mas ele ainda tem problemas técnicos em alguns botões, que encaminham o usuário à página inicial e o obrigam a inserir a senha diversas vezes.
Outro serviço para ouvir música on-line -que está em estágio muito mais avançado que o lala.com- é o Lastfm.com, uma rede social semelhante ao Orkut e outras, mas voltada para a música.
Para usá-lo, é preciso se cadastrar e, depois, baixar um software que irá preencher o seu perfil musical com base nas músicas que você escutar nos seus programas tocadores de música (iTunes, Winamp, Windows Media Player).
Assim como em outras redes, você terá um perfil com foto e uma lista de amigos.
Já estão disponíveis versões em 12 idiomas -o português é um deles. Há também grande oferta de obras de artistas da música brasileira -de Tom Jobim à banda Calypso.
(CAMILA RODRIGUES)


Texto Anterior: Download gratuito de álbuns cria ídolos que não tocam em rádios e TVs
Próximo Texto: Pirataria: Para advogada, é preciso punir comércio ilegal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.