São Paulo, quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Apague programas do micro da forma correta, sem deixar lixo

O leitor Flavio Scriptore quer desinstalar um programa que não se lembra de ter instalado em seu computador, que usa o sistema operacional Windows XP. Ele percebeu que sua máquina tinha um software chamado "DVDVIDEOSOFT -FREE STUDIO MANAGER.INK".
Ele executou programas como o Norton, o Spybot e o RootKitRevealer, que indicaram que o programa não é nocivo. Também pesquisou sobre mais informações na internet, sem sucesso.
Em seu e-mail, o leitor pergunta se pode apagar o software apenas removendo a pasta que contém os arquivos.
Isso não é suficiente. Quando você instala um programa no computador que usa o Windows, várias alterações são feitas no sistema.
O registro do programa da Microsoft recebe diversas entradas, algumas pastas são criadas em algum local do micro e um novo grupo de programas é adicionado ao menu iniciar.
Um software que segue as recomendações e procedimentos padronizados do sistema operacional Windows deve ter um programa de desinstalação encarregado de remover todos os arquivos instalados e limpar o registro do Windows. Contudo nem sempre isso é seguido pelos desenvolvedores.

Faxina
Para remover qualquer programa do Windows, o usuário deve seguir os passos que serão detalhados à frente.
Assim, o usuário evita que o sistema possa apresentar falha devido ao lixo que fica espalhado pelo micro com uma desinstalação mal realizada.
A maioria dos programas adiciona automaticamente uma opção de desinstalação ao grupo de programas criado no menu Iniciar. Portanto, verifique se não foi colocada uma entrada no menu Iniciar referente ao software que você deseja retirar do seu computador.
Em caso afirmativo, veja se, entre as opções dessa entrada, não existe um removedor próprio já configurado. Se existir, use esse desinstalador.

Painel de controle
Se não existir um programa desinstalador, clique no botão Iniciar. Em seguida, escolha a opção Painel de Controle.
Aperte o botão esquerdo do mouse sobre o ícone Adicionar/Remover programas.
Uma lista com softwares vai aparecer no painel central. Verifique nela se aparece o nome do programa que você deseja remover. Se ele estiver lá, clique no botão Alterar/remover e siga as instruções.
Se o nome do programa não aparece nessa lista, na teoria, você pode apagar a pasta em que o programa está instalado.

Outras opções
Existem softwares especializados em remover e eliminar programas que foram desinstalados incorretamente.
Um exemplo é o ZSoft Uninstaller, disponível gratuitamente no site baixaki.ig.com.br/site/detail38088.htm.
Além disso, convém também executar um utilitário que faça uma limpeza do registro do Windows. Uma sugestão é o RegSeeker, disponível em www.hoverdesk.net/freeware.htm.


Texto Anterior: Mais recursos: Gmail agora tem controle maior sobre as mensagens
Próximo Texto: Finados: Internet oferece cemitérios virtuais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.