São Paulo, segunda, 10 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIVIDENDOS

"Faço aplicações em um fundo de ações carteira livre da Caixa Econômica Federal. Gostaria de saber de que forma os cotistas desse fundo recebem os dividendos pagos pelas empresas cujas ações estão na carteira."
(Carlos Serrato, PR)

Da mesma forma que quem investe diretamente na Bolsa de Valores, comprando ações de empresas, os cotistas de um fundo de ações carteira livre têm direito ao recebimento de dividendos. Essa distribuição ocorre quando as empresas que compõem a carteira do fundo dão lucro.
"Só que os dividendos acabam sendo incorporados ao patrimônio do fundo e não são entregues aos cotistas diretamente", afirma Alcides Pasqualini, gerente de mercado da Caixa Econômica Federal.
De acordo com ele, quando ocorre a distribuição de dividendos há uma valorização das cotas de cada cliente.
Como o fundo do investidor tem o objetivo de acompanhar o Ibovespa (índice que engloba as ações mais negociadas da Bolsa de Valores de São Paulo), ele possui, em sua composição -além de títulos públicos-, ações que fazem parte do índice.
"De forma geral, os dividendos dessas empresas são distribuídos aos investidores anualmente", afirma Pasqualini.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.