São Paulo, segunda, 14 de setembro de 1998

Próximo Texto | Índice

CRISE
Procure informações de qualidade, mas saiba que o gerente de sua conta pode estar tão confuso quanto você
Veja se é hora de trocar de aplicação

MARA LUQUET
Editora do Folhainvest

SANDRA BALBI
da Reportagem Local


Cuidado! Um dos maiores riscos da crise mundial do sistema financeiro pode estar na sua agência bancária.
O corre-corre, que ganhou velocidade após o calote da Rússia, está expondo o pouco preparo dos bancos para atender seus clientes. Nas agências, muitas vezes, não se consegue sequer saber se é vantagem ou não migrar para outra aplicação.
Clientes de algumas instituições queixam-se da falta de transparência no fornecimento de informações (veja texto na pág. 2-3).
Se quiserem saber o valor da cota de suas aplicações, particularmente em datas como quarta e sexta-feira passadas, cotistas de fundos de renda fixa podem ter dificuldades.
Naqueles dias, a alta dos juros provocou um ajuste negativo nas cotas dos fundos prefixados.
Nenhum problema nisso, desde que o cliente tenha sido avisado de que a carteira aplicava em papéis prefixados e aceitou correr esse risco. Ocorre que nem sempre são informados a respeito.
Há algumas semanas, investidores vagam à procura de orientações que os ajudem a proteger suas economias e, com frequência, saem frustrados das agências.
Os gerentes têm formação generalista e metas a cumprir, ingredientes que, juntos, podem colocar as economias do pequeno e médio investidor em rotas pouco atraentes.
Por isso, não se contamine pelo pânico, procure informações de qualidade e leve em consideração o prazo que você pode dispor do dinheiro antes de trocar seus investimentos. Quanto maior esse prazo, maiores as chances de se diluir as perdas.
Analise suas aplicações, avalie os riscos, o prazo e saiba o que os analistas estão prevendo para cada mercado. Depois, antes de trocar de operação, compare os custos, os benefícios que poderá ter e, só então, decida.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.