São Paulo, segunda, 14 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NO MERCADO


A crise que está abalando os mercados mundiais não tirou o apetite de pelo menos três grandes grupos estrangeiros pela Santista Alimentos. O número de estrangeiros interessados na empresa era maior, mas alguns desistiram porque o grupo Bunge, controlador da Santista Alimentos, quer vender em bloco todas as operações da empresa na América Latina.

A Sadia está liderando um grupo de investidores brasileiros que também está disputando com os três grupos estrangeiros a compra da Santista Alimentos. Só a parte das operações brasileiras do grupo está avaliada em torno de US$ 1 bilhão. O negócio anda a passos largos e poderá ganhar um desfecho nos próximos meses.

Os minoritários do Banco Noroeste vão contestar na justiça o aumento de capital exigido pelo Santander para capitalizar o banco. O Noroeste foi comprado pelo Santander no início deste ano e fez provisões enormes contra créditos de liquidação duvidosa. Os minoritários questionam o tamanho dessas provisões.

Quem quiser comprar ações da Telebrás esta semana deverá esperar pelo "split" (divisão) das ações da empresa, que foi autorizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Dessa forma, dizem os analistas de investimentos, você não precisará ficar com as holdings de telefonia que não lhe interessam e concentrar seus recursos em empresas que considera atraentes.

Cada ação da Telebrás será divida em 12 outras ações das empresas de telefonia que foram privatizadas. A expectativa dos analistas é de que a Telesp seja a ação de maior liquidez (mais negociada) entre essas ações.

Um antigo colaborador do governo está convencido de que a equipe econômica do presidente Fernando Henrique Cardoso não promoverá uma desvalorização do câmbio nem antes nem depois das eleições. "Seria uma renúncia a tudo que foi construído nos últimos quatro anos", diz. Na sua avaliação, o governo vai optar por criar dificuldades para a saída de capitais do país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.