São Paulo, segunda, 29 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diversificar é importante

da Redação

Dimensionar e diversificar bem seus investimentos também deve ser uma regra no mercado imobiliário. Trata-se de um mercado com liquidez (facilidade de venda) mais difícil. Assim, recomendam os consultores, preserve sempre uma parcela de sua carteira em ativos líquidos.
"Se você ficar em uma situação difícil e precisar se desfazer rapidamente de um imóvel, pode ter certeza de que a pressa custará dinheiro", diz Victor Zaremba, autor do livro "Cuidando do seu dinheiro".
"Diversificar é recomendável até para os mais inclinados a concentrar os investimentos no setor imobiliário", diz Carlos Betancourt, sócio da empresa canadense de consultoria imobiliária Colliers International. Os imóveis devem ser incluídos na carteira, diz ele, porque a rentabilidade menor, em relação à oferecida pelo mercado financeiro, é compensada pela oscilação menor desse ativo.
Para Sérgio Vieira, vice-presidente do Secovi (sindicato da habitação), não é verdade que o investimento em imóveis não tem liquidez. "Só não é uma commodity", afirma. "Ao preço do dia, qualquer ativo encontra comprador."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.