São Paulo, domingo, 01 de maio de 2005 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Coletânea analisa a produção gráfica no Brasil entre 1870 e 1960, como em revistas, jornais e capas de disco A marca registrada do design
MARA GAMA
Marcas de rapé Partindo da análise de imagens, grande parte dos estudos chega à história da indústria, das mudanças tecnológicas e de mercado, construindo um panorama amplo. Assim, em "A Circulação de Imagens no Brasil Oitocentista - Uma História com Marca Registrada", a designer gráfica Lívia Lazzaro Rezende conduz uma viagem ilustrada aos rótulos de produtos e à história das marcas registradas no país, que, segundo o estudo, devem em parte sua primeira legislação, de outubro de 1875, a uma disputa entre duas marcas de rapé. Também na década de 1870 se situa um dos marcos fundamentais para a história da imprensa no país, com o lançamento da "Revista Ilustrada", de Ângelo Agostini, tema presente no estudo "Do Gráfico ao Foto-Gráfico - A Presença da Fotografia nos Primeiros Impressos", de Joaquim Marçal Ferreira de Andrade, chefe da divisão de iconografia da Biblioteca Nacional, professor de fotografia na PUC-RJ e autor de "História da Fotorreportagem no Brasil - A Fotografia na Imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900" (ed. Campus). "Das fructas todas esta será, sempre, a mais sã..." era o slogan da primeira capa de "A Maçã", publicação "galante" dirigida ao público masculino e editada pelo escritor Humberto de Campos, o Conselheiro XX (xis-xis), tema de ""A Maçã" e a Renovação do Design Editorial na Década de 20", da designer Aline Haluch. "O Início do Design de Livros no Brasil", texto do organizador, trata da evolução da indústria gráfica e do livro nas primeiras décadas do século 20, mapeando as contribuições multifacetadas de editores como Monteiro Lobato e ilustradores como Alvarus e o pintor Di Cavalcanti. Capas de discos "Os Baralhos da Copag entre 1920 e 1960", de Priscila Farias, doutora em comunicação e semiótica, analisa estilos e influências de padrões internacionais e sistema de produção gráfica da Companhia Paulista de Papeis e Artes Graphicas. "Capas de Discos - Os Primeiros Anos", de Egeu Laus, revela a história da indústria fonográfica no Brasil, contextualizando a expressão gráfica com as mudanças de material e bitolas e mostrando a invenção da própria capa como mídia. Laus, pesquisador da história do design, é designer gráfico e autor de mais de 200 capas de disco. Mara Gama é gerente geral de entretenimento do UOL. Texto Anterior: + autores: O paradoxo da sétima arte Próximo Texto: Rumo ao UNIVERSO PARALELO Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |