São Paulo, domingo, 01 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE
por Lisette Lagnado


1. Quinta do Surdo
[1819-1823], de Francisco de Goya (1746-1828). Conjunto de "pinturas negras" que mostram os limites da mente.

2. Filmografia completa de Len Lye
(1901-1980). Escritor, pintor, escultor, fotógrafo e transgressor. Desenhou, sobre o celulóide, uma linha que salta, dá voltas e dança em ritmo que varia do tribal ao moderno.

3. A Casa Modernista
(1929), de Flávio de Carvalho (1889-1973), em Valinhos (SP). Poderia ser um exemplo internacional de um espírito de vanguarda, que uniu arquitetura e mobiliário, moda e comportamento.
Tombada, poderia ser objeto de recuperação, como a Espanha cuida de seu Gaudí. Mas encontra-se escandalosamente descaracterizada.

4. The Lightning Field
[Campos dos Relâmpagos, 1977], de Walter de Maria (1935), deserto do Novo México. Cenário escolhido para esperar uma manifestação do céu. Marco inconteste da "land art". "Maravilha" é da ordem do sublime.

5. Esculturas Rupestres
(1981-85), de Ana Mendieta (1948-85). O tempo reencontrado após um exílio involuntário. Defino "maravilha" qualquer obra ou ação efêmera que tenha sido uma ponte entre razão e paixão, que ainda gere alegria e assombro.

6. A Origem do Mundo
[1866], de Gustave Courbet (1819-77). Diz-se que a "grande crítica" suplanta seu objeto de estudo. O ensaio de Michel Foucault sobre "Las Meninas", de Diego Velázquez, veio para descortinar a pintura plano por plano.
Para Mário Pedrosa, "Les Demoiselles d"Avignon" de Picasso inaugura a era pós-moderna. Nesses casos, o critério de excelência fica por conta do potencial de ruptura.
O óleo de Courbet continua cortando o fôlego quanto mais os anos passam e os artistas se esforçam para escandalizar.

7. Challenging Mud
[Barro Desafiador, 1955], de Kazuo Shiraga.
Uma outra imagem para evocar a origem do mundo, dessa vez a partir do informe. Hiroshima nunca mais.


LISETTE LAGNADO foi curadora-geral da 27ª Bienal de São Paulo, em 2006. É uma das editoras da "Trópico" (www.uol.com.br/tropico).


Texto Anterior: Filosofia - Olegária Matos
Próximo Texto: Internet - Rogério da Costa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.