São Paulo, domingo, 01 de julho de 2007

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INTERNET
por Rogério da Costa


1. A comunicação virtual
O correio eletrônico é o representante principal da comunicação via web.
O endereço eletrônico pode ser considerado como um segundo nome próprio.

2. Sistemas de busca
Os sistemas de busca confundem-se com a própria história da web. Eles nos ajudam a dar sentido à profusão de informações que são disponibilizadas a cada instante no ciberespaço. A web é a biblioteca de Alexandria do século 21.

3. Inteligência coletiva
As comunidades virtuais, a Wikipédia, o software livre, os games multiusuários, o compartilhamento de arquivos (textos, imagens e vídeos), a criação coletiva na arte eletrônica, os sites de relacionamento.
Todos são exemplos do fenômeno de interação e cooperação generalizada que caracteriza a web.

4. Economia virtual
Comprar e vender todo tipo de produto e serviço via web constitui um dos fenômenos mais marcantes da cibercultura. A comparação de preços e os leilões virtuais são uma inovação para o mercado.

5. Educação a distância
A web revolucionou a educação, que cada vez mais se torna simultaneamente presencial e virtual.
Os cursos, capacitações e treinamentos inteiramente a distância são um marco na construção do conhecimento nos mais diversos setores.

6. Governo eletrônico
A transparência das informações dos governos e os serviços on-line para os cidadãos são conquistas para a cidadania em todos os níveis.

7. Imprensa eletrônica
A rápida difusão de informações via web modificou não apenas a forma de acesso do cidadão às notícias nacionais e internacionais mas também sua relação com a própria mídia tradicional.

ROGÉRIO DA COSTA é professor do programa de pós-graduação em comunicação e semiótica da Pontifícia Universidade Católica (SP).


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