São Paulo, domingo, 02 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Et + cetera

Hitler, precursor de Bin Laden
Em artigo publicado na "Atlantic Monthly" deste mês, o articulista Dieter Wulf traça um sinistro paralelo entre os planos de destruição dos EUA concebidos tanto por Adolf Hitler quanto por Osama bin Laden. Segundo Wulf, o "führer" planejava construir durante a Segunda Guerra Mundial o "Amerikabomber", um enorme avião destinado a missões pelo Oceano Atlântico que levaria em seu interior aviões bombardeiros, os quais lançariam ataques contra a Costa Leste dos EUA.

Lawrence Block amaldiçoa o autógrafo
Em artigo na "Village Voice" desta semana, o escritor policial Lawrence Block inverte a equação habitual e diz que o "trabalho pesado só começa quando termina um livro" e começam as sessões de lançamento: "É hora de assinar meu nome, o tempo todo todo, livro após livro". Ele identifica o início do "inferno" (as "book tours") com o declínio das TVs regionais, que abriam espaço aos autores. Também colaboraram os colecionadores, que passaram a valorizar exemplares autografados.

Bernard-Henri Lévy lança 2 coletâneas
O pensador hipermidiático francês Bernard-Henri Lévy lança nesta semana duas coletâneas de artigos, "Jours de Colère" (Dias de Cólera, ed. Livre de Poche) e "Récidives" (Recorrências, ed. Grasset). Em entrevista ao "Nouvel Observateur", BHL fala da diferença em ser intelectual nos EUA e na França ("aqui, ter uma grande liberdade de ação, poder ou, pior, dinheiro incomoda"), de jornalismo ("a reportagem é uma experiência metafísica"), de ações humanitárias e de Woody Allen.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + autores: A história do amanhã
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.