São Paulo, domingo, 02 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gênio vulnerável

LEOPOLDO BERNUCCI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Como entender que, na sua atribulada vida de engenheiro, pudesse Euclydes produzir um livro como "Os Sertões", magníficos ensaios e outros textos notáveis? Como compreender ainda que, apesar de sua lamentável e dramática vida familiar, talvez decorrente do trauma de ser órfão de mãe e viver sempre longe do pai desde menino, pôde ele construir toda uma carreira intelectual que até hoje nos assombra?
Na sua tão curta vida de homem voltado para as ciências, houve fortes momentos de irracionalismo, que o fizeram emparelhar-se ao grupo dos gênios vulneráveis, homens que com muito esforço edificaram grandes obras, mas que no fim não conseguiram evitar os golpes de uma tragédia. Euclydes foi verdadeiramente um enigma.


LEOPOLDO BERNUCCI é professor de literatura brasileira na Universidade da Califórnia, em Davis (EUA), e autor de "A Imitação dos Sentidos" (Edusp), entre outros livros.


Texto Anterior: O positivista indisciplinado
Próximo Texto: +cronologia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.