São Paulo, domingo, 3 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltam traduções de 32 livros no Brasil

RAFAEL VOGT MAIA ROSA
da Redação

A Folha esteve na última semana em quatro grandes livrarias de São Paulo para verificar se elas possuíam os dez primeiros romances eleitos entre os melhores desde 1900 e os dez melhores romances brasileiros de todos os tempos.
A maior parte dos títulos estrangeiros e nacionais foi encontrada à disposição nas livrarias Siciliano (agência r. Barão de Itapetininga), Shopping Ática Cultural, Cultura e Saraiva (agência do Shopping Eldorado).
A maior dificuldade está por conta dos livros ainda não traduzidos para o português ou que têm suas edições brasileiras esgotadas.
No primeiro caso, encontra-se, "Finnegans Wake", de James Joyce (em 10º lugar na lista), que nunca foi traduzido integralmente no país -o volume "Panaroma do Finnegans Wake" (Ed. Perspectiva) traz trechos da obra, reconhecidamente um desafio para tradutores de qualquer língua.
No segundo caso, está "O Som e a Fúria" (8º lugar), de William Faulkner, que não é reeditado desde os anos 80, e outros romances entre os cem mais citados na lista dos mais importantes do século, que não tiveram reedições no Brasil.
Na Livraria Saraiva, não foram encontrados "A Montanha Mágica", de Thomas Mann, e "Grande Sertão: Veredas", de Guimarães Rosa. No Shopping Ática Cultural não havia "Doutor Fausto", de Mann, e "Ulisses", de James Joyce. A Livraria Cultura não tinha "O Castelo", de Franz Kafka. Na Siciliano não havia nenhum dos sete volumes de "Em Busca do Tempo Perdido", de Marcel Proust (nenhuma das quatro livrarias tinha todos os sete títulos), nem "Doutor Fausto", nem "O Processo", de Kafka.
Ainda mais difícil para o leitor, no entanto, é completar a lista com os demais 90 títulos escolhidos pelo júri -32 deles não estão atualmente editados no Brasil. Para adquirir os livros é necessário recorrer aos sebos ou à importação de traduções realizadas em Portugal ou das edições na língua original das obras (saiba onde encomendar os livros na pág. 5-7).
A compra de todos os dez melhores romances deste século custaria em média R$ 480; a dos dez escolhidos como os principais romances brasileiros de todos os tempos, R$ 120 (foram considerados os preços médios de obras com mais de uma edição).



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.