São Paulo, domingo, 04 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba +

Évariste Galois Matemático francês (1811-32), inovador no modo de lidar com questões como a teoria dos números, as funções elípticas e os grupos de substituições algébricas. Foi preso por seu ativismo republicano.

Kurt Gödel Lógico e matemático (1906-78) nascido em Brno, atual República Tcheca, se naturalizou como norte-americano em 1948. Seu teorema de 1931 dizia que a matemática se ancora em axiomas incomprováveis a não ser por demonstrações lógicas externas.

Intuicionismo O termo "intuição" associa-se, na tradição filosófica ocidental, à idéia de um "conhecimento direto", imediato. O intuicionismo matemático advoga que o conhecimento matemático se ancora em conceitos imediatamente claros, irredutíveis.

Lógica combinatória Lida com objetos abstratos, os "combinadores", que importam menos pelo que "são" e mais pelo modo como interagem entre si.

Lógica fuzzy ("difusa") Lógica não-binária, desenvolvida como forma de lidar com dados vagos, imprecisos, na "zona cinzenta", irredutíveis ao esquema clássico do "sim-não", "branco-preto", "zero-um". Foi desenvolvida por Lofti A. Zadeh nos anos 60.

Lógica paraconsistente Criada em 1963 pelo filósofo e matemático Newton da Costa, ela rompe com o aristotelismo ao tomar como objeto a contradição, "aquilo que é e não é", o paradoxo. Sua influência se estende para campos como a informática, o direito e a psicanálise.

Lógica simbólica Também chamada de lógica matemática, trata-se de um sistema formalizado de lógica dedutiva, que emprega símbolos abstratos no estudo das proposições. Fundada em meados do século 19 por Augustus de Morgan and George Boole, foi desenvolvida por nomes como Charles Peirce, Gottlob Frege, Bertrand Russell e A.N. Whitehead.



Texto Anterior: + sociedade: Pequena história da lógica contemporânea
Próximo Texto: Ponto de Fuga - Jorge Coli: Antropofagia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.