São Paulo, domingo, 05 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

biblioteca básica

"De Segunda a Um Ano"

LIVIO TRAGTENBERG
ESPECIAL PARA A FOLHA

John Cage (1912-92) é uma referência essencial na arte contemporânea, especialmente na música. Compositor e escritor, é autor de uma revolução no pensamento criativo.
Pioneiro na escrita para percussão, criador do piano preparado, na utilização de estruturas não-lineares no processo de composição, na criação de uma nova poesia -enfim são contribuições que o colocam como um dos criadores mais influentes da segunda metade do século 20.
Na tradição da desobediência civil americana, a escrita de Cage -um anarco-zen-budista- se situa na linhagem da prosa sofisticada de [Henry David] Thoreau [1817-62], do utopismo transcendentalista de [Ralph Waldo] Emerson [1803-82] e da poesia enxuta de um [E.E.] Cummings [1894-1962].
"De Segunda a Um Ano" é o único livro de Cage em português. Tem uma tradução primorosa de Rogério Duprat e Augusto de Campos, recriando em português toda a sofisticação do estilo cagiano. Em "Conferência na Juilliard" [prestigiosa escola de música dos EUA], escreve: "Não precisamos destruir o passado; ele já se foi". Simples como um golpe de samurai.
O livro foi lançado em 1985, por ocasião da visita de Cage à Bienal de São Paulo, e encontra-se esgotado. Sua ausência no catálogo brasileiro é o retrato de um país de surdos-músicos.


Livio Tragtenberg é compositor. Prepara o CD "Neuropolis", gravado com a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo. É autor de "Música de Cena" (Perspectiva), entre outros.

A obra
"De Segunda a Um Ano", de John Cage. 170 págs. Ed. Hucitec (tel. 0/xx/ 11/3060-9273).


Texto Anterior: Ponto de fuga - Jorge Coli: Formas e cores
Próximo Texto: + autores: A vida inesperada aos 90
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.