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Ponto de fuga
Diversos e desusados
Uma coleção discreta traz alguns livros breves. Trata-se de "Artes e Ofícios", publicada pela Ateliê Editorial.
Três títulos são voltados para a restauração em arquitetura. Um é de Viollet-le-Duc (1814-1879), medievalista,
criador da mais essencial reflexão, prática e histórica,
no século 19, sobre a preservação dos edifícios. Outro é
de Camillo Boito (1836-1914), voltado para a Idade Média, ele também, arquiteto, teórico, autor da "Casa Verdi", neogótica e requintada, que o bom Giuseppe financiara para abrigar velhos músicos sem recursos. Camillo, irmão de Arrigo, compositor e libretista de Verdi,
era ainda literato; entre outros belos textos escreveu
"Senso", a novela que inspiraria o filme de Visconti. O
terceiro título é de Cesare Brandi (1906-1988), numa
perspectiva que se amplia para além da arquitetura.
Brandi, parceiro de Argan, ideou e criou o Istituto Centrale per il Restauro, de Roma. Além desses, há dois volumes singulares. "Memórias Biográficas de Pintores
Extraordinários", de Willliam Beckford (1759-1844),
aristocrata inglês multimilionário, célebre por um conto orientalista e satânico, "Vathek", desesperada descida aos infernos que Byron e Mallarmé veneravam. As
"Memórias" falam de pintores imaginários, mas trazem
preocupações bem reais sobre as artes daqueles anos de
1780. Enfim, um opúsculo tocante, de 1820, o primeiro
sobre música que tenha sido publicado no Brasil, escrito por Lebreton (ou Le Breton, 1760-1819): "Notícia Histórica da Vida e das Obras de José Haydn". Lebreton
viera para o Rio como o mentor da Missão Francesa de
1816.
Ancião - Lebreton redigira sua "Notícia Histórica" em
Paris, no ano de 1810. Que ela tenha inaugurado as edições musicológicas no Brasil demonstra a autoridade
incomparável de Haydn naqueles tempos, patriarca
moderno das artes musicais. Eis como vem descrita a
homenagem que os vienenses prestaram ao compositor
em 1808, um ano antes de sua morte: "Uma das pessoas
da maior qualidade lhe beijava a mão que tinha escrito
tantos chefes d'obra (sic, por obras-primas). Porém
Haydn, ingênuo, modesto, sensível e que não pudera
prever esta cena triunfal, perturbando-se com tanta felicidade, com a fraqueza da velhice, só pronunciava palavras balbuciantes: "Nunca experimentei coisa igual! Por
que não morro agora?... Entrarei como bem-aventurado no outro mundo!...".".
Fantasia - "Meu maior prazer, quando pequenininho,
era de tocar a minha parte nos concertos de família num
pedaço de madeira que eu esfregava com uma lasca de
ripa, fingindo que segurava nas minhas mãos um violino e um arco, e que extraia dele sons magníficos." Assim falava o jovem Joseph Haydn a uma bela desconhecida, encontrada no acaso dos caminhos. O trecho faz
parte de "Consuelo", romance escrito por George Sand
em 1842, amado por Castro Alves, que lhe dedicou um
poema vibrante: "Nunca leste -Consuelo-, a página
fulgente/ Que George Sand, a loura, encheu de encanto
e luz?/ Este sonho onde o céu, da terra passa rente.../
Onde o amor, a harmonia e a graça brincam nus?..."
(Sand não era loura, mas à licença poética tudo é permitido).
"Consuelo", seguido pela "Condessa de Rudolstad",
que a conclui, é uma grande suma das emoções românticas centradas na música, uma revisão negra do século
das Luzes, um percurso iniciático, definitivo para a
compreensão das sensibilidades desencadeadas pelo
romantismo. Salvo erro, não existe dele tradução em
português. Em francês, está disponível na coleção Bouquins, da editora Robert Laffont.
Ego - "A Vida de Benvenuto Cellini Escrita por Ele Mesmo" é livro sem igual na história das artes. O escultor,
gênio atormentado do Renascimento, traçou um retrato apaixonante do século 16 e deixou de si próprio uma
imagem aventurosa, como um herói de capa e espada,
que entusiasmou os românticos: Berlioz extraiu daí
uma ópera. Há uma elegante tradução em português,
com boas notas, por J.L. Moreira, de Athena Editora,
em São Paulo, 1939. Algum editor de hoje bem que poderia se interessar por essa obra fora do comum.
Jorge Coli é historiador da arte.
E-mail: jorgecoli@uol.com.br.
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