São Paulo, domingo, 07 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quem são

SAMUEL HUNTINGTON , cientista político norte-americano e professor na Universidade Harvard, publicou em meados dos anos 90 um polêmico artigo na revista "Foreign Affairs" em que defendia que os conflitos globais do novo século teriam como motivação desavenças entre civilizações e não mais entre Estados nacionais. O argumento foi posteriormente desenvolvido no livro "O Choque de Civilizações" (1996), prenunciando, na opinião de alguns, os conflitos entre Ocidente cristão e islã vividos desde o 11 de Setembro. A tese de Huntington foi duramente atacada por intelectuais como Edward Said e Francis Fukuyama.

ANTHONY GIDDENS , diretor da London School of Economics, é considerado um dos sociólogos mais influentes da atualidade e o principal teórico da corrente política que inspira o premiê Tony Blair, a chamada Terceira Via -alternativa político-institucional distinta da social-democracia tradicional e do neoliberalismo. Entre os seus livros publicados no Brasil estão "As Conseqüências da Modernidade" (ed. Unesp), "A Constituição da Sociedade" (ed. Martins Fontes), "O Estado-Nação e a Violência" (Edusp) e "Mundo em Descontrole" (ed. Record), entre outros.

Texto Anterior: O cisma do Ocidente
Próximo Texto: + brasil 504 d.C.: A sina de ser moderno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.