São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cigarro é responsável por 10% das mortes no mundo, diz OMS

DA REDAÇÃO

Um projeto de lei federal extinguindo os "fumódromos" e liberando o cigarro apenas em casa ou na rua (e em certas exceções) foi alvo de crítica do presidente da República. Luiz Inácio Lula da Silva declarou, na quarta passada: "Eu defendo, na verdade, o uso do fumo em qualquer lugar. Só fuma quem é viciado".
A opinião de que esse tipo de lei restringe demais a liberdade individual tem sido invocada também por críticos do projeto semelhante apresentado no último dia 28 pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB).
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a lei evitaria pelo menos R$ 92 milhões anuais em gastos com tratamento.
A Organização Mundial da Saúde, no "Relatório 2008 sobre a Epidemia Global do Tabaco", estima que mais de 1 bilhão de pessoas pode morrer no século 21 devido ao tabaco.
Segundo os dados da organização, o cigarro, fator agravante para 6 das 8 principais causas de morte no mundo -especialmente doenças do coração e cerebrovasculares-, é responsável por 10% do total de mortes no planeta.


Texto Anterior: "Cigarro é uma droga; nem comece"
Próximo Texto: O nirvana é logo ali
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.