São Paulo, domingo, 08 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

+ (as)setemaravilhas

Rio é maravilha nø 1, apontam leitores

De domingo passado até a última quarta, foram computados 62.108 votos nas seleções feitas por sete especialistas e publicadas no Mais! de 1º/7

DA REDAÇÃO

A cidade do Rio de Janeiro foi a opção mais votada na enquete realizada pela Folha sobre as sete maravilhas em diversas áreas do saber.
Entre domingo e quarta-feira da última semana, 62.108 votos foram computados nas sete categorias -cidades, cinema, web, literatura, filosofia, ciência e arte.
Cada uma delas apresentava ao leitor sete indicações, baseadas em seleções feitas por especialistas convidados pelo Mais! e publicadas na edição de 1ø/7.
O Rio venceu em "cidades", com 6.307 votos (42% do total). Foi a categoria com maior participação, com 14.844 votos. São Paulo ficou em segundo (26%), e o templo de Júpiter, no Líbano, ficou em terceiro lugar ( 7%).
A segunda categoria mais popular, com 9.319 votos, foi "ciência". Os internautas elegeram a descoberta da estrutura molecular do DNA (com 39%) deixando o par teoria da relatividade/mecânica quântica (com 18%) em segundo e a teoria da evolução em terceiro (com 15%).
O item "web" teve 9.274 votos, dos quais 38% para os sistemas de busca. Em seguida, vieram comunicação virtual, com 28%, e imprensa eletrônica, com 11%.

Artes em diálogo
Os intelectuais convidados pelo caderno fizeram indicações interdisciplinares, o que possibilitou que uma obra mais comumente associada à literatura vencesse como maravilha da filosofia, e um compêndio religioso, como maravilha da literatura.
A Bíblia teve 3.493 dos 8.648 votos da categoria "literatura" (ou 40%). Shakespeare vem em seguida, 934 votos atrás.
A candidata que acumulou o maior percentual em sua categoria foi "A Divina Comédia", na categoria "filosofia": o poema de Dante Alighieri teve 49% dos 6.889 votos. A "Ilíada", poema épico da Antigüidade grega, ficou em segundo, com 21% dos votos.
Esse texto homérico foi candidato também na categoria literatura, em que obteve o terceiro lugar dos votos dos leitores.
Em "cinema", a obra mais votada foi "Um Corpo que Cai", de Hitchcock, com 3.523 votos (46%) -mais que o dobro de votos de "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha (22%).
Em "arte", venceu o quadro "A Origem do Mundo", de Gustave Courbet, com 33% dos 5.420 votos totais da categoria. Foi seguido de perto (30%) pela "Quinta do Surdo", de Goya.

Polêmica
O desafio proposto pelo caderno aos especialistas -selecionar sete referências da miríade que cada disciplina oferece- gerou polêmica. O crítico e colunista da Folha Marcelo Coelho criticou em seu blog a "tolice" que seria misturar a "mania pop das listas ao sentimento retrô de uma realidade em ruínas". Em um segundo texto, Coelho discorre sobre as intenções por trás das listas de "mais importantes ". Leia em http://marcelocoelho.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: + Cultura: A cidade das mil contradições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.