São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seminário no Rio debate o 'tempo'

da Redação

O sociólogo Alain Touraine é um dos principais participantes do seminário internacional "A Construção do Tempo e os Futuros Possíveis", que começa amanhã e termina na próxima quarta-feira, no Rio de Janeiro.
O seminário é o quinto evento da Agenda do Milênio, série de encontros promovida pela Unesco (órgão das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura), a Universidade Candido Mendes e o Instituto do Pluralismo Cultural. "Representação e Complexidade" e "A Ética do Futuro" foram dois dos eventos anteriores da série.
As palestras terão como tema as formas de representação do tempo na sociedade atual, discutindo idéias como as de "simultaneidade", "crise da consciência histórica", "cultura da memória" e "pós-modernidade".
Entre os intelectuais estrangeiros presentes, destacam-se, além de Touraine, o ensaísta francês Régis Debray, o antropólogo indiano Arjun Appadurai, o ensaísta americano Andreas Huyssen, o pesquisador mexicano Manuel de Landa, o historiador holandês Robert Jan Van Pelt.
Também participarão do encontro estudiosos brasileiros, como o cientista político Hélio Jaguaribe e os cientistas sociais Renato Ortiz, da Universidade Estadual de Campinas, e Candido Mendes, presidente do Conselho Internacional de Ciências Sociais da Unesco.
O seminário ocorrerá na Universidade Candido Mendes, no Rio de Janeiro (r. da Assembléia, 10, 42º andar, região central). Mais informações podem ser obtidas por telefone (021/ 531-2000, ramal 254).


Texto Anterior: Autores - Alain Touraine: Urgentes lições da crise
Próximo Texto: Os cem do século - Cláudio Weber Abramo: A cabeça que pensa por nós
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.