São Paulo, Domingo, 09 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAIS VENDIDOS ABRIL

"Pecado" de João Ubaldo lidera ranking

da Redação

"A Casa dos Budas Ditosos", do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, estréia no ranking Datafolha dos livros mais vendidos de abril na primeira posição da categoria ficção. A publicação expõe as memórias de uma mulher já idosa que experimentou em sua vida pregressa muitas das artes e astúcias do sexo.
O autor é membro da Academia Brasileira de Letras e algumas de suas principais obras são "Viva o Povo Brasileiro", "Sargento Getúlio" e "O Sorriso do Lagarto" (todos publicados pela editora Nova Fronteira).
No início do livro, Ubaldo redige uma nota na qual afirma serem verídicos os relatos presentes no texto. Ele teria recebido os originais, de alguém que assinava apenas pelas iniciais, CLB, que continham as memórias de uma senhora de 68 anos, nascida na Bahia e atual habitante da cidade do Rio de Janeiro.
A luxúria é o tema desenvolvido na edição, dentro de um projeto da editora Objetiva de publicar histórias baseadas nos sete pecados capitais: luxúria, inveja, gula, avareza, ira, soberba e preguiça.
Outro livro da coleção -"Mal Secreto", do jornalista e escritor Zuenir Ventura, que tematiza a inveja- também está entre os dez mais vendidos de abril, ocupando a sexta posição.
Entre os livros de não-ficção, as obras de Eduardo Bueno sobre acontecimentos da história do Brasil -"A Viajem do Descobrimento" e "Náufragos, Traficantes e Degredados"- mais uma vez ocupam os primeiros lugares.

Como é feita a pesquisa
O levantamento nacional dos mais vendidos foi feito em 23 livrarias em nove capitais -São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus, Curitiba, Porto Alegre e Recife.
A seleção das lojas buscou representar as principais redes e livrarias sem filiais. Também foi considerada a localização da loja. A metodologia foi a do flagrante de compra. As entrevistas foram feitas em 22, 24 e 27 de abril, no horário de funcionamento das lojas, com 1.445 pessoas, que adquiriram 2.037 livros (média de 1,4 por comprador).
A sondagem foi realizada pela Coordenação de Roteiros Culturais do Datafolha.


Texto Anterior: Livros: Arthur Netrovski: Margens da paranóia
Próximo Texto: História - Alvaro Machado: O descaso de Portugal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.