São Paulo, domingo, 09 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ DICIONÁRIO MARX

Burguesia Classe dos proprietários dos meios de produção capitalista que, enquanto classe economicamente dominante, opõe-se à classe operária.

Comunismo Termo utilizado por Marx em duas acepções: a de movimento político da classe operária atuante na sociedade capitalista e a de forma de sociedade que a luta do proletariado visa a atingir, em que a propriedade privada, as classes e o trabalho alienado são abolidos.

Ditadura do proletariado Fim último da revolução proletária, que, após uma primeira fase de defesa de seus interesses, transformando-os em interesse de classe, instalaria sua própria ditadura, mais democrática do que a ditadura burguesa por representar a maioria da população, extinguindo as classes e seu antagonismo e também o mercado de trabalho.

Fetichismo da mercadoria A mercadoria encobre as características sociais do trabalho empregado para produzi-la, apresentando-as como características materiais e propriedades sociais inerentes aos produtos do trabalho. O fetichismo da mercadoria refere-se a esse fenômeno em que "uma relação social definida, estabelecida entre os homens, assume a forma fantasmagórica de uma relação entre coisas".

Luta de classes Motor da história, tem seu ápice nas sociedades capitalistas, cabendo ao proletariado subverter a estrutura da sociedade moderna e promover a transição para o socialismo.

Mais-valia Excedente econômico do trabalho do qual os trabalhadores são expropriados pelos donos dos meios de produção. O valor de uma mercadoria é determinado pelo tempo socialmente necessário para sua produção; portanto, mais-valia é o produto acumulado do tempo de trabalho não pago. Na sociedade burguesa, esse excedente assume a forma de lucro: o capitalista possui não apenas os meios de produção e a força de trabalho que ele comprou para usar na produção, mas também o produto.

Materialismo dialético Trata-se de conceito central da filosofia marxista, que fundamenta o materialismo histórico, isto é, a doutrina de que a história tem sido o desenvolvimento da luta entre as classes.

Proletariado Trabalhadores que, por não serem detentores dos meios de produção no capitalismo, devem vender sua força de trabalho em troca de salário.

Trabalho alienado Resultado da divisão social do trabalho, alheamento vivido pelo trabalhador em relação ao produto de sua atividade.



Texto Anterior: Marx contra Marx
Próximo Texto: Democracia por subtração
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.