São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

+ notas

Kafka de volta à cidade natal
A biblioteca de Franz Kafka (1883-1924) será devolvida a Praga, cidade natal do escritor tcheco. O anúncio foi feito pela empresa Porsche, atual detentora da biblioteca, que, com milhares de livros -como as primeiras edições das obras do escritor-, está sendo doada à Sociedade Franz Kafka.

A Angola do novo livro de Pepetela
Em entrevista ao jornal português "Público", o escritor angolano Pepetela fala sobre o romance recém-lançado "Jaime Bunda, Agente Secreto", em que se propõe a retratar novos aspectos da vida em Luanda -como a aparição de comerciantes islâmicos- além de fazer uma leitura crítica do grupo marxista Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA).

Borges nas páginas de Bioy
O diário argentino "Clarín" publicou excertos de conversas entre os escritores Adolfo Bioy Casares (1914-1999) e Jorge Luis Borges (1899-1986). A informalidade dos diálogos -registrados por Casares ao longo de 40 anos, em mais de mil páginas- é clima propício a opiniões surpreendentes sobre temas como o "estilo burocrático" de Flaubert.

Chauvinismo em família
"Como muitos outros artistas, ele provavelmente era bissexual, mas o amor de sua vida foi a minha mãe." A afirmação é da filha de Thomas Mann (1875-1955), Elisabeth Mann Borgese, em entrevista ao "Frankfurter Allgemeine". Ela diz que seu pais eram "chauvinistas" e que seu pai chegou a se referir às mulheres como seres de "segunda classe".

Maradona e a promessa de felicidade
Em artigo no jornal "Pagina 12", a crítica Beatriz Sarlo traçou um instigante paralelo entre e a Argentina e o ex-craque Diego Maradona (foto). Mesmo "quarentão e gordo", ele segue sendo um "mito heróico", um "espelho da felicidade que desafiou a estreiteza capitalista com o luxo insultante". Maradona, que foi homenageado com a aposentadoria da camisa 10 da seleção nacional, seria o protótipo, em plena crise econômica, do "gasto improdutivo", diz Sarlo, citando o filósofo Georges Bataille: é a ação avessa ao princípio da conservação da riqueza ou da vida. Maradona pode "dizer ou fazer tudo", pois ele é "a forma em que fala um corpo privilegiado e indestrutível", diz.



Texto Anterior: Os dez +
Próximo Texto: + personagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.