São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ET+CETERA

O uso das drogas na música

Nem o gênero clássico escapa das substâncias estimulantes, indicam os editores da revista espanhola "Cañamo" em uma edição especial de 302 páginas sobre a relação entre música e drogas. A revista traz artigos sobre as origens das drogas na música e sua influência no jazz e em estilos como o rock, a música eletrônica e a rumba. "Me parece incrível que a música popular tenha sobrevivido às drogas", escreve Diego Manrique, um dos 39 jornalistas e músicos que participaram do especial.

A fábrica de chocolate de Tim Burton

O diretor Tim Burton, de "Batman" e "Ed Wood", deve começar a rodar neste ano a sua versão do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" (1971). Com o nome de "Charlie and the Chocolate Factory" (Charlie e a Fábrica de Chocolate), a produção deverá ter Johnny Depp no papel de Willy Wonka, que no filme anterior era de Gene Wilder. Enquanto isso, está prevista para fevereiro a estréia no Brasil de seu último filme, "Big Fish", com Ewan McGregor e Helena Bonham Carter.

O poder dos nomes

Em um artigo na revista "The Threepenny Review", o cineasta e teatrólogo norte-americano David Mamet fala sobre as "palavras secretas", termos que costumam ser empregados para mascarar algumas situações. Esses termos, como "estado de alerta" e "segurança nacional", têm sido usados com frequência pelo governo dos EUA, como forma de distorcer o sentido real dos eventos. "O próprio mecanismo de pavor causado pelo nome secreto é empregado a serviço da opressão", diz ele.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: A filosofia do comum
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.