São Paulo, domingo, 11 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha Memória define vencedor

Concurso estimulou pesquisa em história do jornalismo; texto sobre imprensa gay vai virar livro

DA REDAÇÃO

Um livro sobre a história da imprensa gay no Brasil foi o vencedor da primeira edição do concurso Folha Memória, cujo objetivo é financiar pesquisas sobre história do jornalismo brasileiro.
De autoria de Flávia Helena Péret, 31, o texto "Imprensa Gay no Brasil - Entre a Militância e o Consumo" deverá ser publicado pela Publifolha. Péret e os outros dois finalistas do Folha Memória -Marcel de Souza Gomes, 31, e Ewerthon Tobace, 33- receberam uma bolsa por seis meses para o desenvolvimento de seu projeto de pesquisa, sob a orientação do jornalista Hélio Schwartsman, articulista da Folha.
Gomes pesquisou a vida e a atuação profissional de Orlando Criscuolo, um dos repórteres que, nos anos 1940, desenvolveram o jornalismo policial no Brasil. Tobace investigou a evolução da mídia brasileira no Japão.
A escolha final ficou a cargo de três avaliadores: o historiador Nicolau Sevcenko, Cristiane Santos, gerente de comunicação corporativa da Pfizer -empresa patrocinadora do concurso-, e a jornalista da Folha Eleonora de Lucena.
Segundo Nicolau Sevcenko, os três textos são bons e se equilibram em suas qualidades.
Para ele, que é professor de história da cultura na USP e na Universidade Harvard (EUA), o trabalho de Péret, além de rico em informações, "trata com rigor e propriedade um tema que muito facilmente resvala pela caricatura, pela simplificação ou pelo estigma".
Para Cristiane Santos, o ponto alto dos trabalhos foi a dedicação de cada um de seus autores na apuração. "Sobretudo o trabalho "Imprensa Gay no Brasil", que, além de resgatar a memória da imprensa, aborda um tema atual e também propicia reflexão."
Eleonora considerou "Imprensa Gay no Brasil" um texto com boa elaboração, estrutura e acabamento e que teve sucesso na reconstituição de um certo período da história de uma parcela da imprensa.

461 inscritos
O concurso teve início em maio do ano passado. A primeira fase encerrou-se em julho, com a pré-seleção de 30 projetos entre os 461 inscritos. Esses 30 foram avaliados por uma primeira banca, que selecionou os três finalistas para receberem bolsa e orientação.
Além de ter seu livro publicado, Flávia Péret receberá como prêmio um laptop.


Texto Anterior: +Lançamentos
Próximo Texto: Leia trecho do texto premiado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.