São Paulo, domingo, 12 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Et + cetera

A fé no progresso é uma heresia, diz Gray
A idéia de que a vida humana se torna melhor com o acúmulo de conhecimento e o progresso é um dos focos de ataque do sociólogo inglês John Gray -autor de "Al Qaeda e o Que Significa Ser Moderno" (Record)- em seu novo livro: "Heresies" (Heresias, Granta Books, 200 págs., 8,99 libras). A obra é uma coleção de ensaios publicados desde o final dos anos 90 na "New Statesman". Além do progresso, Gray critica Bush -por acreditar que o "mal" pode ser exterminado-, Clinton, Tony Blair e outros.

A vida de Truman Capote em suas cartas
As cartas escritas pelo jornalista e escritor americano Truman Capote, autor do clássico "A Sangue Frio" (Companhia das Letras), são editadas em livro 20 anos após sua morte. "Too Brief a Treat" (Random House, 512 págs., US$ 27,95) mostra a vida e a carreira de Capote por meio de sua correspondência dos 19 aos 42 anos -quando ele teria ficado rico, pouco produtivo e muito preguiçoso para escrever, passando a usar o telefone, diz o editor do livro, Gerald Clarke, autor de uma biografia de Capote.

Catolicismo perde força na Espanha
Segundo pesquisa do instituto Cis no período 1999-2002 e divulgada na semana passada pelo "El País", 81% dos espanhóis afirmam ser católicos, mas dois terços deles dizem estar "distantes" da religião. Entre as causas apontadas estão a hierarquia e a defesa de uma moral desgastada. A pesquisa é divulgada no momento em que o cineasta Pedro Almodóvar tem causado polêmica com seu novo filme, "A Má Educação", sobre os abusos sexuais em internatos religiosos. O filme estréia no Brasil em novembro.


Texto Anterior: Os dez+
Próximo Texto: + cultura: Urros de uma loucura interessante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.